Homenageado em gol, scout é decisivo para evolução de Cuiabano no Botafogo; entenda
Comemoração em gol da vitória contra Sport é dedicada para equipe de análise de desempenho pessoal que o acompanha há um ano
Cuiabano marca nos acréscimos e Botafogo vence o Sport no Recife [https://s04.video.glbimg.com/x240/13774979.jpg]
Após marcar o gol da vitória do Botafogo [https://de.globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/] sobre o Sport aos 45 minutos do 2º tempo, Cuiabano levou as mãos aos olhos e fez o gesto de um binóculo para comemorar a bola na rede. O gesto foi uma homenagem à sua equipe de scout pessoal, a empresa “Taticalizando”, que tem o objeto como símbolo.
+ Contratação mais cara da história do Botafogo, Danilo chega ao Rio: “Espero honrar o dinheiro bem gasto do Textor” [https://ge.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2025/07/21/danilo-chega-ao-rio-de-janeiro-para-se-apresentar-ao-botafogo.ghtml]
O lateral-esquerdo e seu estafe procuraram a equipe de análise de desempenho em junho de 2023 antes de um jogo contra o Atlético-MG com a intenção de ter uma visão externa sobre as próprias atuações. O camisa 66 fez gol contra o Galo, logo após a parceria começar, e no “aniversário” da parceria.
— Em 2022 postávamos conteúdo para tentar chegar em atletas. Quando estávamos começando ele jogava na base do Grêmio e fizemos um conteúdo dele para tentar desbloquear a DM e ter uma conversa, mas não foi muito para frente. Creio que a partir dali ele meio que passou a nos conhecer, isso aconteceu com outros atletas também. Em 2023 o estafe dele procurou para prestar esse serviço e apresentou o Cuiabano para a nossa equipe. Sou eu, outro analista e um diretor. Então partiu dele – explicou Junior Araujo, analista e coordenador do Taticalizando.
As consultorias acontecem de forma online. A empresa é de Salvador e Junior conversa com Cuiabano em chamada de vídeo, também apresentando slides e gráficos de desempenho. O analista se encontra pelo menos uma vez por semana com o lateral. Não é uma regra, mas geralmente há uma sessão a cada partida – geralmente no pós-jogo.
Cuiabano em Sport x Botafogo — Foto: Vítor Silva/Botafogo
— A questão de quantas vezes a gente se encontra vai pelo calendário. Se ele jogar duas vezes na semana, terá duas sessões antes do jogo. Se jogar uma, como vai ser o caso desta semana, só vamos nos ver na sexta-feira com a partida do Sport. Agora que ele jogou, o relatório já está até pronto, então teremos um pós-jogo. Se não tivesse, iríamos buscar (um encontro extra).
+ Botafogo libera Danilo Barbosa para assinar com outro clube; Fortaleza e Atlético-MG têm interesse [https://ge.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2025/07/21/botafogo-libera-danilo-barbosa-para-assinar-com-outro-clube-fortaleza-e-atletico-mg-tem-interesse.ghtml]
Após a vitória contra o Sport e uma semana livre para treinamentos, Cuiabano vai conversar com Junior na sexta-feira. As sessões duram cerca de uma hora e não ficam apenas focadas apenas nos jogos e adversários do Alvinegro.