Com calor de 40ºC no carnaval, veja cuidados para evitar desidratação e superaquecimento de celular
Especialistas dão dicas de como se proteger durante os longos períodos de exposição solar e evitar acidentes com eletrônicos.
Foliões lotam Praça XV de Novembro em Florianópolis no Bloco dos Sujos em 2024 — Foto: Lucas Amorelli/NSC/Arquivo
As temperaturas podem chegar a 40ºC em Santa Catarina durante o carnaval, o que traz alerta para os riscos à saúde e acidentes com eletrônicos. Segundo a Defesa Civil, os dias serão marcados por sol durante todo o dia, com pouca chance de chuva.
Ouvido pelo DE, o médico e gerente técnico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Alfredo Schmidt Hebbel Busch, atenta para cuidados nos dias mais quentes, porque podem até agravar as doenças cardiorrespiratórias.
Já os bombeiros alertam também para acidentes em áreas aquáticas e explosões envolvendo bateria de íon-lítio, que costuma ser usada nos celulares e é sensível a altas temperaturas. O tema chamou a atenção depois de uma jovem se ferir após seu celular explodir no bolso da calça, em Goiás. O fenômeno é raro, segundo a corporação.
A previsão, divulgada nesta quarta-feira (26), alerta para o risco de desconforto térmico, desidratação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias devido ao calor excessivo.
Busch destaca que a maioria dos blocos ocorre durante o dia, quando há muita exposição solar. Nesse sentido, ele orienta: usar roupas leves e claras, usar algum tipo de proteção (chapéu, boné, etc), de tempo em tempo, procurar um lugar abrigado, arejado e na sombra, beber muito líquido, usar protetor solar e evitar o horário das 10h às 16h. Com a incidência solar desses horários, a chance de golpe de calor (quando o corpo não consegue regular a sua temperatura interna) ou exaustão térmica aumenta.
Se for usar bebida alcoólica, sempre se hidratar muito bem também. Beber água, água de coco, suco, isotônico. Isso ajuda a diminuir os efeitos do álcool. Evitar locais muito aglomerados, com pouca circulação de ar. Evitar o uso, obviamente, de drogas, porque isso pode piorar os sentidos, pode piorar esse golpe de calor ou a exaustão térmica.
CUIDADOS COM BATERIA DE LÍTIO
Segundo o tenente-coronel Willian Leal Nunes, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), são raros os casos de explosão de celulares quando eles não estão sendo utilizados ou carregando. No entanto, fatores externos, como calor excessivo, podem causar esse superaquecimento e danos à bateria.
As baterias de íons de lítio são comuns em celulares, smartwatches, drones e outros dispositivos eletrônicos. O superaquecimento pode ser causado tanto pelo calor externo quanto pelo uso de carregadores não certificados ou incompatíveis com o modelo do aparelho. Alguns carregadores fazem uma carga mais rápida, e certos dispositivos podem não estar preparados para receber essa demanda de energia, resultando no aumento da temperatura da bateria.
Eletrônicos são feitos para funcionar numa temperatura de até 40ºC, 45ºC, então o calor excessivo pode acabar danificando a camada de proteção da bateria. E, se o lítio entrar em contato com o ar, pode causar uma combustão. Para evitar acidentes, alguns cuidados devem ser tomados, conforme os bombeiros: evite exposição ao calor excessivo, não deixe o celular sob luz solar direta ou próximo a fontes de calor, fique atento ao superaquecimento, utilize carregadores certificados, prefira carregadores originais da marca do celular ou com selo de homologação da Anatel, evite carregar o celular em locais úmidos, monitore o estado da bateria, baterias dilatadas são um sinal de problema e devem ser substituídas imediatamente, atenção ao uso de carregadores rápidos, se o tempo de carga for muito diferente do habitual ou se o aparelho não reconhecer o cabo USB, desconfie da qualidade do acessório, em caso de incêndio, afaste-se do aparelho e, se possível, cubra-o com um material que possa conter o fogo. Acione imediatamente o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193 para evitar maiores danos.
Segundo os bombeiros, equipes estão distribuídas estrategicamente em diversas regiões do estado, acompanhando de perto os carnavais de rua. Também foram feitos alinhamentos locais com as prefeituras para garantir uma resposta mais eficiente a possíveis emergências.
SEGURANÇA EM ÁREAS AQUÁTICAS
Para aqueles que buscam passar o carnaval em áreas de praias, rios, cachoeiras e piscinas, também há orientações, conforme os bombeiros: prefira sempre locais com presença de guarda-vidas e respeite as sinalizações, atenção redobrada com crianças próximas à água. Utilize pulseiras de identificação, disponíveis gratuitamente nos postos de guarda-vidas, evite misturar bebida alcoólica e banho de mar, pois isso aumenta o risco de afogamento.
Em caso de emergência, o guarda-vidas mais próximo deve ser acionado. O número para emergências é 193.
Confira a previsão do tempo para Santa Catarina.
TEMPERATURAS ALTAS
Mapas do Climatempo já mostraram as ‘anomalias da temperatura’ que marcam o carnaval em várias regiões país, entre elas Santa Catarina. O termo é usado para indicar quanto uma temperatura fica acima ou abaixo da média para um período. Entenda: Anomalia de Temperatura: Diferença entre a temperatura observada e a temperatura de referência (média histórica, por exemplo). Medida é usada para identificar desvios em relação ao padrão esperado, o que pode indicar eventos climáticos como as ondas de calor.
Anomalias de temperatura prevista para fim de fevereiro e março de 2025.