Home»Cultura»Cultura irá expandir projeto Geladeira Literária em 2019

Expectativa é que cinco exemplares sejam entregues por mês em escolas, postos de saúde e centros de convivência de Aparecida de Goiânia

0
Shares
Pinterest Google+ Whatsapp
(62) 9 8219-1904 Fale com o Diário do Estado

Implantado pela Secretaria Executiva de Cultura em 2017, o projeto Geladeira Literária expande o acesso à leitura e ao conhecimento, oferecendo gratuitamente à população aparecidense títulos variados. A iniciativa que  recupera carcaças de geladeiras-que seriam descartadas no meio ambiente-tornando-as em pequenas bibliotecas está presente em escolas , unidades de saúde e em centros de convivências da cidade. Até o momento, 25 exemplares já foram disponibilizados em diferentes regiões do município. Em 2019, a expectativa da Secretaria Executiva de Cultura é expandir o projeto, entregando 70 novas geladeiras recheadas de livros.

O primeiro exemplar do ano  será entregue na próxima quinta-feira (24), às 9h. A 25ª Geladeira Literária irá beneficiar alunos da Escola Municipal Professora Alzira Alves de Queiroz no Jardim Tropical. Ao longo do ano, a Secretaria Executiva de Cultura estima entregar cinco novas Geladeiras Literárias por mês e uma em cada edição do projeto Prefeitura em Ação. Customizadas pelo artista plástico Marcelo Costa, as geladeiras chamam a atenção pelo colorido e pelos traços fortes do grafite.

Quem se depara com uma geladeira cheia de livros em algum lugar da cidade pode levar um exemplar e também doar um, mantendo ativo o  movimento de incentivo à leitura.

Estudo publicado, em julho de 2018, por pesquisadores canadenses da Universidade de Iorque aponta que o ato de ler melhora a  qualidade de vida de crianças, jovens e  adultos. Segundo a pesquisa, um dos primeiros benefícios da leitura é a empatia. Quando o leitor se envolve com a história de determinado personagem e com as dificuldades que ele enfrenta, isso gera um sentimento de identificação e empatia com os esforços dos outros. Os pesquisadores destacaram outros quatro benefícios da leitura: construção de vínculos, redução do stress, encorajamento das pessoas e evocação de lembranças que contribuem com a sensação de bem estar.

Newsletter do Jornal Diário do Estado – Assine já!

Comente á vontade!