Cumbre Vieja: Lavas de vulcão atinge residências e causa evacuação

Uma nova boca eruptiva do vulcão Cumbre Vieja, próximo a cidade de Tacade, está obrigado novas evacuações da cidade. Até momento, cerca de 6 mil pessoas foram retiradas de casa desde o início da erupção, no domingo (19), na ilha de La Palma.

Vídeos feitos com drones mostram o avanço da lava, que devasta tudo o que vê pela frente. Em uma das imagens, as lavas do vulcão invadem e destroem a piscina de uma residência na ilha.

A lava se aproxima cada vez mais do mar e o contato entre o magma e a água salgada pode ”gerar explosões” e provocar a emissão de ”gases nocivos”.

Novas evacuações

Com a nova boca eruptivas, o país tenta realizar o máximo de evacuações até que a situação seja controlada. O governo de Portugal admitiu que está realizando uma operação para retirar todos os cidadãos portugueses da ilha.

A vila Tacande, que se encontra a 900 metros da boca principal, precisou passar por evacuação de 700 habitantes. As autoridades admitem que poderá ser necessário a retirada de até 10 mil pessoas

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Empresário goiano prepara pamonha em frente à Torre Eiffel e viraliza

Um pedacinho de Goiás conquistou a cidade luz. Arthur Gouveia, empresário de Goiânia e dono de uma pamonharia, decidiu preparar uma pamonha típica em frente à Torre Eiffel, em Paris, e o vídeo rapidamente viralizou nas redes sociais. Com mais de 437 mil visualizações e mais de mil comentários, a gravação mostra Arthur preparando a iguaria do começo ao fim, desde a separação das palhas até o ralar do milho, utilizando um fogão portátil para preparar o caldo da massa.

“Nosso objetivo era apresentar a comida típica de Goiás para os parisienses”, explicou Arthur, que ainda distribuiu pamonhas para quem passava pelo local. A surpresa foi geral, com todos elogiando o sabor e a novidade.

Essa não é a primeira vez que Arthur escolhe lugares inusitados para preparar suas receitas. “Já gravamos na beira de um riacho e até no rio Araguaia”, contou ele.

A publicação gerou uma onda de reações entre os internautas, especialmente entre goianos e brasileiros que vivem na Europa. “Nosso direct travou com tantas mensagens. Centenas de brasileiros me perguntaram se eu estava vendendo pamonha por lá”, revelou Arthur. Nos comentários, não faltaram pedidos para que o empresário levasse a pamonha para outros destinos, como Londres e Suíça.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp