O Banco Master: cunhado de Vorcaro é preso em SP tentando embarcar para Dubai em jatinho
Fabiano Zettel é alvo na segunda fase da operação Compliance Zero, que investiga fraudes no Banco Master. Ele foi solto após agentes apreenderem seu celular.
1 de 3 Fabiano Zettel, cunhado de Daniel Vorcaro — Foto: Reprodução/Space Money
Fabiano Zettel, cunhado de Daniel Vorcaro — Foto: Reprodução/Space Money
O empresário Fabiano Campos Zettel, cunhado de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, foi preso na manhã desta quarta-feira (14) pela Polícia Federal quando se preparava para embarcar em um jatinho no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, na região metropolitana, com destino a Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
Também foram feitas buscas em dois imóveis de Zettel, um em São Paulo e outro no Rio de Janeiro. A equipe de reportagem tenta localizar a defesa de Zettel para comentar o assunto.
A medida foi necessária para que os agentes pudessem apreender o seu celular, conforme determinação autorizada pelo ministro Dias Toffoli, do Superior Tribunal Federal (STF).
Nessa segunda fase da operação Compliance Zero, havia no total 42 mandados de busca e apreensão, incluindo endereços do próprio Vorcaro e de outros parentes dele, como o pai e a irmã, além do bloqueio de R$ 5,7 bilhões em bens e valores. A operação mira um suposto esquema criminoso de fraudes financeiras envolvendo o Banco Master.
QUEM É FABIANO ZETTEL
Casado com Natália Vorcaro, irmã do banqueiro, Zettel é pastor evangélico da Igreja Lagoinha e ganhou destaque no empreendedorismo, especialmente com marcas como Oakberry, uma rede de alimentos a base de açaí, e a academia de luxo Les Cinq. É fundador e CEO da Moriah Asset, fundo de private equity que investe em negócios no ramo de frutas e suplementos fitness.
Zettel cursou faculdade de direito e já exerceu cargos societários em empresas ligadas a Vorcaro, como a Super Empreendimentos — compradora de um imóvel de R$ 36 milhões, apontado como uma espécie de “hub” (centro de negociações e investimentos) de Vorcaro em Brasília.
2 de 3 PF faz buscas em endereços de Daniel Vorcaro e parentes dele — Foto: Reprodução/PF
PF faz buscas em endereços de Daniel Vorcaro e parentes dele — Foto: Reprodução/PF
O empresário Nelson Tanure e o investidor João Carlos Mansur, ex-presidente da gestora de fundos Reag Investimentos, também estão entre os alvos da operação da Polícia Federal.
A investigação detectou que havia captação de dinheiro, aplicação em fundos e desvio para o patrimônio pessoal de Vorcaro e parentes.
Procurada pela TV Globo, a defesa Vorcaro respondeu que ainda não teve acesso aos autos da operação e reiterou que seu cliente tem colaborado com as autoridades. A defesa dos demais alvos da operação não foi localizada.




