Curiosidade animal: Porca ‘ligeira’ mama em vaca em SC

curiosidade-animal3A-porca-ligeira-mama-em-vaca-em-sc

Porquinha ‘ligeira’ mama em vaca e tutora brinca: ‘Não pode atrasar ordenha ou ficamos com pouco leite’

Chamada de Famosinha, leitoa de Santa Catarina é gulosa: mama na mãe e depois na vaca. Veterinário esclarece que situação não faz mal a suínos ou bovinos.

Porca mama em vaca em propriedade no Sul de SC

Porca mama em vaca em propriedade no Sul de SC

Uma curiosidade do mundo animal chamou a atenção da família de Ivânia Dutra, que tem uma propriedade em Santa Rosa de Lima, no Sul de Santa Catarina. Uma porquinha jovem e ‘ligeira’ começou a mamar em uma vaca. E com frequência. A ponte de deixar o bezerro e a família tutora com pouco leite.

A família achou a situação engraçada. O veterinário e professor de Suinocultura da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) José Cristani esclareceu que o comportamento não causa nenhum mal a suínos ou bovinos.

Ivânia é filha dos dois donos da propriedade, Alzira e Vani Dutra. Ela contou que a porquinha e mais seis irmãos nasceram em 11 de novembro do ano passado. Da ninhada, quatro filhotes sobreviveram. Todos nasceram na propriedade da família, mas a única a mamar na vaca é Famosinha, como foi batizada. Segundo Ivânia, a porquinha é gulosa: mama na própria mãe, junto com os irmãos, e também na vaca.

“Desde que era menorzinha de tamanho, ela já tentava mamar enquanto minha mãe tirava leite da vaca. Mas, por ser pequena, não alcançava no teto da vaca. Assim que ela cresceu um pouquinho começou a mamar! Faz mais ou menos um mês”, relatou.

Por causa desse comportamento da porquinha, a família teve que fazer algumas adaptações na rotina dos animais. “A leitoa vive solta, entra no chiqueiro com a mãe dela e sai a hora que quer, e anda pelos pastos e lodos. A vaca ficava solta perto do curral na grama. Mas, como a porquinha é ‘ligeira’ e ‘rouba’ o leite da vaca, fomos obrigados a mudar a vaca de piquete!”, explicou.

Ela disse que a família nunca tinha presenciado antes um comportamento parecido, mas achou tudo interessante. “Tanto pela leitoa mamar em um teto muito maior do que o da mãe dela, e também pelo afeto que a vaca teve, de deixar outro animal, sem ser da espécie dela, ser amamentado por ela! O amor animal surpreende”.

O veterinário José Cristani explicou que esse tipo de comportamento pode ocorrer a depender de como os animais são criados na propriedade. “Normalmente são leitões de peso médio de 20, 15, 25 quilos, que são leitões um pouco maiores. Quando tem a criação de suínos e bovinos juntos, normalmente eles são criados em pequenas propriedades, aí é uma coisa que não é tão incomum assim de acontecer. Normalmente, isso não é uma coisa que acontece todos os dias, mas acontece”.

Segundo ele, esse comportamento acaba se tornando um costume entre os animais envolvidos. Ele destacou que a situação não faz mal para nenhum dos animais. “Isso não causa problema nenhum, nem para a vaca, nem para o suíno. Ele pode consumir esse leite sem problema nenhum”.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp