Os ônibus do transporte coletivo de Curitiba adotaram uma nova medida para coibir a prática ilegal de rabeira. Agora, todos os veículos da frota estão equipados com um botão que aciona a Patrulha do Transporte Coletivo sempre que o motorista identificar alguém cometendo esse ato. Pegar rabeira, como é conhecido, é quando um ciclista se segura no para-choque de um ônibus, caminhão ou carro para ser impulsionado. Apesar de não ser considerado um crime no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), essa ação é proibida e pode trazer riscos para os envolvidos.
O novo sistema foi anunciado pelo prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), e além do botão de acionamento da Patrulha do Transporte Coletivo, outras medidas para coibir a rabeira foram destacadas. O botão estará disponível no console do motorista e ao ser acionado, uma mensagem será enviada automaticamente para o Centro de Controle Operacional (CCO), que tomará as devidas providências. A Patrulha do Transporte Coletivo, composta por agentes da Guarda Municipal, fará rondas nas canaletas dos biarticulados e nos terminais de ônibus.
A multa e punição para quem for flagrado cometendo rabeira também foram reforçadas pela nova lei sancionada. A legislação prevê o pagamento de uma multa no valor de 100 vezes a tarifa do ônibus, que hoje é de R$ 6. Além disso, o equipamento utilizado pelo infrator, como bicicleta, patinete ou skate, será apreendido e só poderá ser retirado após o pagamento da multa. Em caso de reincidência, há um acréscimo de 50% no valor da multa.
A discussão em torno desse assunto ganhou destaque na Câmara Municipal de Curitiba após a trágica morte de Lucas Vicente, de 15 anos, atropelado por um ônibus enquanto praticava rabeira. A lei que prevê a aplicação de multas e punições entrará em vigor em dez dias, buscando conscientizar a população sobre os perigos e riscos dessa prática. Menores de idade flagrados cometendo rabeira terão a situação comunicada ao Conselho Tutelar e os equipamentos apreendidos só serão devolvidos aos responsáveis legais.
Para alertar a comunidade sobre os perigos da rabeira, os ônibus expressos de Curitiba receberão adesivos com mensagens educativas. Cerca de 200 veículos articulados e biarticulados serão adesivados com frases como “Próxima parada: pronto-socorro. Não pegue rabeira. Pegar rabeira dá multa de R$ 600 e pode levar à morte”, reforçando a importância da segurança no trânsito. Essas iniciativas visam conscientizar a população e prevenir acidentes e situações de risco nas vias públicas da capital paranaense.