Curitiba implementa novas regras para emissão de atestados médicos nas UPAs: entenda as mudanças e os critérios.

curitiba-implementa-novas-regras-para-emissao-de-atestados-medicos-nas-upas3A-entenda-as-mudancas-e-os-criterios

Curitiba altera normas para emissão de atestados médicos nas Unidades de Pronto Atendimento. O documento será disponibilizado apenas para pacientes que estão internados ou em situações em que a doença justifica a necessidade de afastamento do trabalho, conforme informou a Secretaria Municipal da Saúde. As UPAs de Curitiba passam a adotar novas diretrizes para a emissão de atestados médicos a partir desta segunda-feira (20).

Em casos de consultas que não resultaram em internações, será possível obter um atestado referente ao período de permanência na Unidade de Saúde, conforme orientação da SMS. Para outras situações, os pacientes terão a opção de solicitar declarações de comparecimento na recepção ao final do atendimento. A medida tem como objetivo evitar a sobrecarga de profissionais de saúde e conscientizar a população sobre o uso responsável do atestado médico.

De acordo com dados da SMS, segundas-feiras apresentam uma maior procura por atestados nas UPAs de Curitiba, com um aumento de 55% em relação aos domingos. Em média, são registradas 3,3 mil classificações de risco aos domingos, contra 5,1 mil nas segundas. O período de janeiro a setembro deste ano contou com 45,4 mil atestados emitidos aos domingos e 114,3 mil emitidos nas segundas-feiras, representando um aumento de 2,5 vezes.

A emissão de atestados médicos também reflete essa diferença. Entre os meses de janeiro e setembro, foram emitidos 45.465 atestados aos domingos e 114.336 nas segundas-feiras, o que corresponde a um aumento de 2,5 vezes. O horário de maior emissão é entre 8h e 10h da manhã, coincidindo com o início do expediente de trabalho. A campanha “Atestado Responsável” é uma iniciativa da Secretaria Municipal da Saúde em parceria com entidades da área da saúde, visando preservar a autonomia dos médicos e evitar atendimentos desnecessários motivados apenas pela obtenção do atestado.

A ação conjunta da SMS, do Conselho Regional de Medicina do Paraná, da Secretaria de Estado da Saúde e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná busca conscientizar sobre a importância de um uso adequado do atestado médico. A iniciativa visa também incentivar a população a buscar o serviço de saúde de forma consciente e responsável, evitando a busca desmedida por atestados. A parceria entre essas entidades contribui para um atendimento mais eficaz e qualificado nas UPAs e unidades de saúde de Curitiba.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp