Cursinho Popular Traço PET: Inscrições abertas para vestibular de Arquitetura

cursinho-popular-traco-pet3A-inscricoes-abertas-para-vestibular-de-arquitetura

Cursinho Gratuito de Linguagem Arquitetônica segue com inscrições abertas

O objetivo é preparar alunos do ensino médio para os vestibulares de Arquitetura e Urbanismo

O Cursinho Popular Traço PET de Linguagem Arquitetônica está com inscrições abertas até o próximo dia 15 de março para estudantes do ensino médio que pretendem prestar vestibular para Arquitetura e Urbanismo, tanto em universidades públicas quanto privadas. O curso é gratuito e terá início no último dia das inscrições.

As vagas, limitadas a quarenta estudantes, serão preenchidas por ordem de inscrição, havendo, posteriormente, uma seleção da lista de espera, também de acordo com a ordem de inscrição. Os encontros irão ocorrer sempre aos sábados, das 9h às 12h, em uma das salas do prédio H-14 da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, localizado no Campus I.

Elaboradas e ministradas pelos integrantes do grupo PET (sigla para Programa de Educação Tutorial) Arquitetura e Urbanismo da PUC-Campinas, as aulas buscarão promover o intercâmbio de conhecimentos entre a Universidade e a sociedade e preparar os estudantes para os vestibulares de Arquitetura e Urbanismo por meio do estudo de conteúdos abordados nas provas de diversas instituições. Além disso, o objetivo é ensinar noções básicas de linguagem arquitetônica, técnicas de desenho e exercícios práticos, bem como, estimular a criatividade e o pensamento crítico dos participantes, proporcionando uma visão ampliada sobre a arquitetura e o urbanismo.

Para saber mais sobre a edição 2025 do Traço PET, ter acesso aos documentos obrigatórios para leitura (Manual do Aluno, Plano de Curso e Projeto de Ensino) e se inscrever, clique aqui.

IMPORTÂNCIA DO PROJETO

De acordo com a diretora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da PUC-Campinas, Profa. Dra. Ana Paula Giardini Pedro Trevisan, o Traço PET é um projeto importante, em especial, por oferecer acesso gratuito a alunos e alunas do ensino médio ao letramento em exercícios de desenho e a iniciação em campos ligados a arte, meios de expressão artística, linguagem arquitetônica e desenho em Arquitetura e Urbanismo.

Ela explica ainda que os professores do cursinho são, em sua maioria, alunos bolsistas da Universidade, embora haja docentes convidados também, em especial, das faculdades de Arquitetura e Urbanismo e Artes Visuais da própria PUC-Campinas.

> “O curso popular Traço PET é uma das várias atividades planejadas pelo Grupo PET Arquitetura e Urbanismo da PUC-Campinas, que é financiado pelo Ministério da Educação. Nele, mais do que preparar estudantes para a realização de provas específicas em Arquitetura e Urbanismo, a ideia é oferecer acesso gratuito a estudantes interessados em desenho, especialmente voltado para o campo arquitetônico e urbanístico, uma vez que os professores são estudantes da FAU”.

Sobre a metodologia de ensino específica utilizada pelo cursinho, a professora comenta que durante as aulas são apresentadas técnicas e exercícios de desenho relativos à investigação do espaço, a produção de croquis (esboços que representam as primeiras ideias de um projeto) e a linguagem arquitetônica com aulas expositivas dialogadas, exercícios práticos e socialização com reflexão da produção de desenhos.

SOBRE O GRUPO PET

O Programa de Educação Tutorial (PET) foi criado em 2016 para apoiar as atividades acadêmicas de um grupo de estudantes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Campinas sob a orientação de um professor tutor. Ele busca desenvolver a tríade “ensino, pesquisa e extensão”, propiciando aos alunos participantes a realização de atividades extracurriculares que lhes possibilitem uma ampla formação e que atenda às necessidades do curso de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade como um todo e da sociedade ao redor.

O grupo existente na PUC-Campinas é dos mais de 800 grupos do Programa de Educação Tutorial no Brasil e um dos poucos representantes de universidades particulares e/ou confessionais. Atualmente, ele é formado por dezoito alunos e alunas da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Todos matriculados do segundo ao quinto ano.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp