Curso de Arbitragem de Judô será realizado em Goiânia

“tanto quem já é árbitro, quanto para novos árbitros, é de fundamental importância porque é uma obrigatoriedade da Confederação Brasileira de Judô e todos precisam obedecer aos padrões nacionais”

Goiânia vai receber, no próximo sábado (20), o 1º Workshop de Arbitragem de Judô, que será ministrado pelo único árbitro internacional de Goiás (FIJA). O coordenador de arbitragem da Federação Goiana de Judô (Fegoju) o 1º Workshop de Arbitragem de Judô, que será ministrado pelo único árbitro internacional de Goiás (FIJA). O curso acontece das 8 às 18 horas na Academia Yoshida que fica na Rua 230 no Bairro Feliz, em Goiânia. Pode ser feito por árbitros, técnicos, professores, atletas, pais e alunos candidatos ao curso de faixa.

Leonardo Stacciarini, que também é sensei faixa coral 6º DAN, afirma que o workshop é obrigatório para todos os árbitros de Judô de Goiás. Com objetivo de padronizar os métodos. “O curso possui três módulos e engloba: regra, movimentação, posicionamento, avaliação e punição (gestos)”, relata.  Além disso, no curso o árbitro vai tratar de temas como: postura e atitude dentro e fora do tatame, clareza na voz de comando, triangulação (localização e movimentação), com utilização de vídeo replay, Sokuteiki, tempo para marcar uma desvantagem e penalidades e outros.

O workshop é uma reestruturação da forma de arbitrar porque atualmente se usa uma forma mais dinâmica e a pessoa precisa saber gestos, fala, forma de se posicionar, se movimentar. “Então, tanto quem já é árbitro, quanto para novos árbitros, é de fundamental importância porque é uma obrigatoriedade da Confederação Brasileira de Judô e todos precisam obedecer aos padrões nacionais”, explica.

As inscrições para quem quiser participar já estão abertas e podem ser feitas pelo número 981228402 e custam 150 reais.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Palmeiras depende apenas de si para conquistar o título do Brasileirão após vitória e tropeço do Botafogo

O Palmeiras está cada vez mais perto do tricampeonato do Brasileirão após uma vitória crucial contra o Bahia na 34ª rodada. O gol de Flaco López, marcado aos 44 minutos do segundo tempo, foi decisivo e catapultou o Palmeiras na disputa pelo título. Com essa vitória, as chances de o Palmeiras ser campeão aumentaram de 28% para 46%, um salto de 18 pontos percentuais.
 
Enquanto isso, o Botafogo, líder do campeonato, perdeu grande parte de sua vantagem após empatar com o Atlético-MG fora de casa. Embora tenha conquistado um ponto, as chances de o Botafogo ser campeão caíram de 66% para 50%. No entanto, o Botafogo ainda se mantém como favorito ao título, com quatro rodadas restantes.
 
Na próxima rodada, os dois principais concorrentes ao título enfrentarão adversários envolvidos na luta para evitar o rebaixamento. O Botafogo receberá o Vitória, time que venceu quatro dos últimos cinco jogos, enquanto o Palmeiras viajará para enfrentar o Atlético-GO, último colocado da tabela. Um confronto direto entre Palmeiras e Botafogo está agendado para a terça-feira, dia 26, às 21h30, no Allianz Parque, em um jogo que promete ser histórico pela liderança da classificação.
O Palmeiras está a dois pontos de distância do líder Botafogo e agora depende das próprias forças para conquistar o título. Com a pressão aumentando, os próximos jogos serão cruciais para definir o campeão do Brasileirão.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos