Curso gratuito de programação para pessoas com deficiência tem 5 mil vagas; veja como se inscrever
Iniciativa online do Bradesco e da DIO têm conta com carga horária de 50 horas e também aborda testes de software.
O Bradesco e a plataforma educacional DIO, de Araraquara (SP), abriram inscrições para curso gratuito de programação e de testes de software para pessoas com deficiência. São mais de 5 mil vagas para todo o país (veja abaixo como se inscrever).
A iniciativa online conta com carga horária de 50 horas. O bootcamp, programa de formação intensivo e rápido, oferece ao público capacitação no desenvolvimento back-end (programação responsável pelo funcionamento de um sistema) e na área da garantia de qualidade de software, conhecida como QA (Quality Assurance).
O objetivo é ampliar o acesso à educação em tecnologia e criar oportunidades para a inserção no mercado de trabalho.
A iniciativa reúne formações teórica e prática em tecnologias amplamente utilizadas no setor, como a linguagem de programação Java. Também serão abordados os seguintes temas: JUnit (framework de testes unitários), Mockito (biblioteca para simulação de dependências em testes), BDD – Behavior Driven Development (abordagem que aproxima áreas de negócio e tecnologia por meio de especificações colaborativas), Git e GitHub (ferramentas de versionamento e colaboração em código).
Além das aulas, os participantes também terão acesso a mentorias ao vivo com especialistas e a quatro projetos práticos, segundo a organização do bootcamp ‘PcD Tech Bradesco – Java & QA Developer’.
Ao decorrer do programa, os alunos poderão colocar em prática os conceitos aprendidos por meio de projetos reais. Ao final do curso, a expectativa é que estejam aptos a desenvolver interfaces de comunicação entre sistemas, conhecidas como APIs REST, aumentando as chances de contratação no mercado.
As inscrições devem ser feitas única e exclusivamente pelo site do bootcamp. O prazo vai até 16 de novembro.