Motiva e Senai oferecem vagas para curso gratuito de formação de condutores de trem na Grande SP; saiba como se inscrever
Para este ano, estão previstas duas turmas de 40 alunos, que devem formar 80 condutores. A iniciativa vai priorizar moradores das regiões do entorno das linhas da Viabilidade. Cidades preferenciais são Itapevi, Jandira, Barueri, Carapicuíba, Osasco, São Paulo, Cotia, Taboão da Serra e Embu das Artes.
A empresa de transportes Motiva – nova identidade do Grupo CCR, responsável pela operação das Linhas 4, 5 8 e 9 da Viabilidade em São Paulo – iniciou uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para oferecer cursos gratuitos de formação de condutores de trem na capital paulista.
Para este ano, estão previstas duas turmas de 40 alunos, que devem formar 80 condutores. A iniciativa vai priorizar a seleção de moradores das regiões do entorno das linhas administradas pela concessionária. São elas: Itapevi, Jandira, Barueri, Carapicuíba, Osasco, São Paulo, Cotia, Taboão da Serra e Embu das Artes.
Segundo a empresa, todos os alunos aprovados ao final do curso poderão trabalhar na Motiva, conforme forem surgindo vagas nas linhas operadas pela concessionária ao longo dos seis meses seguintes à formação, contribuindo com a empregabilidade local.
Os interessados devem se inscrever até 1 de agosto pela plataforma DEpy (Página da Vaga | MOTIVA | FORMAÇÃO OPERADOR DE TREM).
A Motiva diz que o curso é uma porta de entrada para uma carreira em um setor essencial e em expansão. Os operadores de trem são contratados em regime CLT, com pacote de benefícios que inclui assistência médica e odontológica; vale-refeição ou alimentação; vale-transporte; previdência privada; participação nos lucros e resultados (PLR); licença-maternidade de 180 dias e paternidade de 20 dias; auxílio-creche; e acesso ao programa Wellhub (Gympass).
QUEM PODE PARTICIPAR?
O curso é voltado a pessoas a partir de 24 anos que tenham Ensino Médio completo e disponibilidade para trabalhar em regime de turnos, incluindo os fins de semana.
A formação tem duração de três meses, com aulas presenciais noturnas na unidade Senai Vila Leopoldina, localizado na Zona Oeste da capital paulista. O conteúdo inclui disciplinas técnicas, normas de segurança, atendimento ao cliente e simulações práticas.
Mais informações e inscrições: Página da Vaga | MOTIVA | FORMAÇÃO OPERADOR DE TREM.
ViaMobilidade investe mais de R$ 4 bilhões e entrega 36 novos trens em 36 meses.