Curso sobre Massoterapia Ayurvédica é realizado neste final de semana

Ayurveda, em sânscrito, quer dizer “a ciência da vida”

Começa nesta sexta-feira (04) o início do curso de Capacitação em Massoterapia Ayurvédica que irá durar até o domingo (06). A terapeuta Simone Garuda é terapeuta ayurvédica formada pela Escola de Yoga Brahmavidyalaya Brasilque e irá ministrar o curso, no Espaço Evolua localizado no Setor Sul, em Goiânia. Um dos pilares da medicina indiana esta técnica milenar é eficaz contra dores musculares, enxaqueca, problemas na coluna e ajuda a aliviar a ansiedade e o estresse.

Consiste na aplicação de óleos e pós medicinais com movimentos e vigorosos toques com as mãos, torções e até uso dos pés, o que proporciona grande relaxamento. Estimulando os músculos e a circulação sanguínea, eliminando toxinas, agindo nos sistemas linfático e circulatório.

Ayurveda, em sânscrito, quer dizer “a ciência da vida”. É o mais antigo sistema de medicina que se tem notícia, com cerca de 5 mil anos de história. Reconhecida pela Organização Mundial de Saúde, é baseada em quatro pilares: alimentação, ioga, plantas medicinais e massagem. Sua origem remonta à região onde hoje ficam a Índia e o Paquistão.

Técnicas

O curso será ministrado em três módulos, totalizando 48 horas-aulas. No programa, farto conteúdo teórico e prático. Uma das  quatro técnicas ensinadas será a Abhyanga, que é feita com a aplicação de óleos medicinais. Os alunos também vão aprender a aplicar a Garshana, massagem rejuvenescedora, que promove limpeza energética e a Udwartana, massagem feita com pós de ervas, além da Pinda Sweda, uma massagem feita com trouxinhas de ervas, arroz e leite.

O curso é fundamental para profissionais e estudantes na área de saúde, como fisioterapeutas, técnicos de enfermagem, terapeutas ayurvédicos, doulas e praticantes de yoga. Também é aberto a quem quer iniciar ou ampliar conhecimentos sobre a profissão de massoterapeuta.

Quem quiser se inscrever é pelo e-mail:  [email protected] ou Celular e whatsapp: (62) 98168 0358

 

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Israel ataca aeroporto no Iêmen com diretor da OMS presente no local

Israel realizou ataques aéreos nesta quinta-feira, 26, contra o aeroporto internacional de Sanaa, capital do Iêmen, e outros alvos controlados pelos rebeldes huthis. As operações, que deixaram pelo menos seis mortos, ocorreram após os disparos de mísseis e drones pelos huthis contra Israel. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou que o objetivo dos ataques é enfraquecer o que chamou de “eixo do mal iraniano”.

Os bombardeios atingiram o aeroporto de Sanaa e a base aérea de Al Dailami, além de instalações militares e uma usina de energia em Hodeida, no oeste do país. Testemunhas relataram ao menos seis ataques no aeroporto, enquanto outros alvos incluíram portos nas cidades de Salif e Ras Kanatib. Segundo o Exército israelense, as estruturas destruídas eram usadas pelos huthis para introduzir armas e autoridades iranianas na região.

Durante o ataque ao aeroporto de Sanaa, o diretor da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, estava presente. Apesar dos danos e vítimas relatados, Tedros afirmou estar “são e salvo”. No entanto, um membro da tripulação de seu avião ficou ferido. A comitiva da OMS e da ONU que o acompanhava não sofreu ferimentos graves.

O Irã, aliado dos huthis, condenou os ataques israelenses, classificando-os como um “crime” e uma violação da paz internacional. Os rebeldes huthis também denunciaram os bombardeios, chamando-os de uma “agressão contra todo o povo iemenita”.

Desde 2014, os huthis controlam grande parte do Iêmen, incluindo Sanaa, após a derrubada do governo reconhecido internacionalmente. A guerra, que se intensificou com a intervenção de uma coalizão liderada pela Arábia Saudita, transformou o conflito em uma das maiores crises humanitárias do mundo.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp