Cursos de Medicina no Maranhão recebem notas ruins no Enamed 2026 e estão sujeitos a punições do MEC

cursos-de-medicina-no-maranhao-recebem-notas-ruins-no-enamed-2026-e-estao-sujeitos-a-punicoes-do-mec

Quatro cursos de medicina do Maranhão receberam notas ruins no Enamed 2026, sendo que dos oito cursos avaliados no estado, quatro obtiveram notas 2 e estão sujeitos a punições do MEC.

Quatro instituições de ensino com cursos de medicina no Maranhão estão entre aquelas que serão punidas pelo Ministério da Educação (MEC) devido ao desempenho considerado insatisfatório no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed).

O Enamed (Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica) é uma prova anual utilizada para medir o desempenho dos estudantes e a qualidade do ensino. No total, 351 cursos foram avaliados e 30% estão na faixa considerada insatisfatória.

As punições incluem redução ou suspensão de vagas, além do bloqueio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e de outros programas federais. O balanço dos resultados foi divulgado em Brasília e a medida visa garantir a qualidade da formação médica e proteger a população atendida pelos futuros profissionais.

Veja a lista das instituições de ensino do Maranhão que foram avaliadas e suas respectivas notas. O G1 tenta contato com as instituições maranhenses que aparecem na lista de mau desempenho.

De acordo com o MEC, cursos com conceito 1 terão suspensão total do ingresso de novos alunos, enquanto os cursos com conceito 2 sofrerão redução no número de vagas. As instituições terão um prazo para apresentar defesa e o objetivo não é punir, mas corrigir falhas e elevar a qualidade do ensino médico no país.

Na análise por tipo de instituição, a lista nacional de desempenho mostrou diferenças significativas nos resultados, com as piores avaliações concentradas principalmente em universidades públicas municipais, instituições privadas com fins lucrativos e instituições especiais.

Os melhores resultados, por outro lado, foram concentrados nas universidades públicas federais e estaduais, com uma porcentagem significativa obtendo os conceitos mais altos. O Enamed revelou a importância da avaliação constante na busca por um ensino médico de qualidade no país.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp