Da obra de Machado de Assis, “Capitu e o Capítulo” chega à tela do Cine Cultura

A estreia desta semana do Cine Cultura é o novo filme de Júlio Bressane, “Capitu e o Capítulo”. Inspirado na célebre obra de Machado de Assis, a produção traz Mariana Ximenes como Capitu e Vladimir Brichta no papel de Bentinho.

Na programação da sala também seguem em cartaz os longas-metragens A Noite do Dia 12, Blue Jean e Máquina do Desejo. E no sábado, dia 05, o cinema exibe mais uma sessão gratuita dos Clássicos do Cultura, com o filme francês Zero de Conduta, de 1933, dirigido por Jean Vigo.

O Cine Cultura é uma unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e funciona no Centro Cultural Marietta Telles Machado, na Praça Cívica, inclusive nos fins de semana. O ingresso tem valor de R$10 (inteira) e R$ 5 (meia) e devem ser adquiridos na bilheteria da unidade, apenas em dinheiro. Lembrando que toda segunda-feira tem ingresso único de meia-entrada.

Sinopses

1º – Blue Jean (2023, Reino Unido, 14 anos, 97 min, dir: Georgia Oakley)

O cenário é na Inglaterra, em 1988. O governo de Margaret Thatcher realiza uma campanha contra a população LGBT, obrigando Jean, uma professora de educação física, a levar uma vida dupla.

2º – Capitu e o Capítulo (2023, Brasil, 14 anos, 90 min, dir: Julio Bressane)

Dirigido por Julio Bressane, o filme aborda livremente a obra de Machado de Assis, Dom Casmurro. Protagonizado por Mariana Ximenes como Capitu e Vladimir Brichta como Bentinho.

3º – A Noite do Dia 12 (2023, Bélgica/França, 16 anos, 115 min, dir: Dominik Moll)

Diz-se que todo investigador tem um crime que o persegue, um caso que o machuca mais do que os outros, sem que ele necessariamente saiba o porquê. Para Yohan esse caso é o assassinato de Clara.

4º – Máquina do Desejo (2023, Brasil, 16 anos, 110 min, dir: Joaquim Castro e Lucas Weglinski)

Trata-se de um filme construído a partir do precioso acervo audiovisual da Associação Teatro Oficina Uzyna Uzona que, em seus mais de 60 Anos, transborda o palco e penetra na história do Brasil. Um mergulho nas entranhas criadoras das várias formações da indomável companhia e de sua sede, foco de resistência e reexistência que faz da liberdade de criação uma conquista irreversível.

5º – Zero de Conduta (1933, França, 16 anos, dir: Jean Vigo)

Em um internato repressivo e com regras rígidas de comportamento, quatro meninos decidem se rebelar contra a direção em um dia de festa.

Confira a programação de 3 a 9:

Dias 03 e 04

14h30 – Blue Jean (14 anos)

16h20 – Capitu e o Capítulo (14 anos)

18h – A Noite do Dia 12 (16 anos)

20h15 – Máquina do Desejo (16 anos)

Dia 05

14h30 – Clássico do Cultura: Zero de Conduta (16 anos) – entrada gratuita

16h20 – Capitu e o Capítulo (14 anos)

18h – A Noite do Dia 12 (16 anos)

20h15 – Máquina do Desejo (16 anos)

Dias 06 e 09

14h15 – A Noite do Dia 12 (16 anos)

16h30 – Blue Jean (14 anos)

18h20 – Máquina do Desejo (16 anos)

20h30 – Capitu e o Capítulo (14 anos)

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Mulher invade distribuidora de bebidas com carro em Palmas

Mulher Sob Efeito de Álcool Invade Distribuidora em Palmas

Na manhã do domingo, 1º de dezembro, um incidente grave ocorreu em uma distribuidora de bebidas localizada na região central de Palmas, Tocantins. Uma mulher, que estava sob o efeito de álcool, invadiu o estabelecimento com seu veículo, resultando em pelo menos duas pessoas feridas. O acidente aconteceu por volta das 6h, e o veículo permaneceu no interior da distribuidora até aproximadamente 9h30.

De acordo com a Polícia Militar, a motorista, identificada como uma mulher de 21 anos, havia entrado no local em busca de uma bebida alcoólica e se envolveu em uma confusão com os atendentes. Bruno Emanuel Conceição Alves, funcionário da distribuidora, relatou que a mulher estava alterada e acredita que ela estava bêbada.

“Ela começou a brigar, já estava alterada, acho que ela estava bêbada. Aí ela começou a brigar com outro funcionário, chegou até quebrar o óculos dele, mas a gente o tempo inteiro mantendo a calma, principalmente pelo fato de ser mulher,” explicou Bruno.

Após a confusão, a mulher saiu do local para pegar o carro e, em seguida, invadiu a distribuidora. “Ela foi, pegou o carro e entrou direto. Ela nem teve tempo ali de frear, nem nada, ela só entrou direto e acabou machucando,” disse Bruno. As imagens do local mostram os portões de entrada retorcidos e as paredes danificadas com o impacto.

Muitas garrafas de bebidas estavam caídas pelo chão, e o caixa por onde são registradas as vendas também foi atingido. Na confusão, uma funcionária sofreu escoriações no pé, e outro funcionário foi pressionado contra uma pilastra, mas passa bem.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que a motorista e outros envolvidos foram levados para a delegacia para prestarem depoimento. A mulher foi autuada por duas tentativas de homicídio e levada para a Unidade Penal Feminina.

O que você acha desse incidente? Deixe seu comentário abaixo e confira mais notícias sobre segurança em Palmas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp