Dalai Lama, líder religioso do Tibet, de 87 anos, durante evento na cidade de Dharamshala na Índia recepciona uma criança no palco e a beija na boca, o fato ocorreu em fevereiro deste ano, mas só viralizou nas redes nesta segunda-feira,10.
Nas imagens é possível ver que a criança se aproxima do religioso, na intenção de abraça-lo, mas Dalai faz “biquinho” e puxa o menino pelo queixo para beija-lo, colocando a língua para fora e pedindo a criança para chupa-lá.
A identidade da criança não foi divulgada. Ele estava em um evento com a M3M Foundation, organização filantrópica da imobiliária indiana M3M Group, com sede na cidade de Dharamshala, que é onde o Dalai Lama vive em exílio.
O líder religioso emitiu um pedido de desculpas após a repercussão negativa do vídeo.
Em um comunicado, o escritório do Dalai Lama disse que “deseja se desculpar com o menino e sua família, bem como com seus muitos amigos em todo o mundo, pela dor que suas palavras podem ter causado”, acrescentando que ‘lamenta’ o incidente ocorrido”, afirmou em nota.
“Sua Santidade costuma provocar as pessoas que conhece de maneira inocente e divertida, mesmo em público e diante das câmeras”, diz o comunicado.
No vídeo, o menino é visto se aproximando do ganhador do Nobel da Paz antes de perguntar: “Posso te abraçar?”
A ação foi vista como inapropriada e diversos portais de notícias condenaram o comportamento do líder religioso, apontando o caso como assédio e pedofilia.
Nas redes, internautas demostram indignação e pedem uma investigação do fato.
“Isso ele fez na frente de todos. Imagine o que deve pedir para alguma criança quando está sozinho… Só um pedido genérico de desculpas tá ok?? Sem mais investigações?” escreveu uma internauta. “Isso é completamente inaceitável, um pedido de desculpas não muda o fato de que ele fez isso, e olha, na frente de outras pessoas, imagino em off, espero que investiguem bem a fundo tudo isso.” complementou outra.
Veja o vídeo do momento:
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Diário do Estado (@jornal_diariodoestado)