Press "Enter" to skip to content

Dandara do Cerrado incentiva formação tecnológica e cientifica, em Goiás

“Era um sonho, colocar essas meninas numa experiência de estudo cientifico, mostrar para elas a importância de ser cientista colocando-as em contato com os pesquisadores”

A ONU Mulheres e instituições parceiras anunciaram os ganhadores de um edital que disponibilizará recursos para projetos de inserção de meninas nas áreas de tecnologia e ciências exatas. Entre as dez iniciativas selecionadas, estão programas de capacitação em robótica, desenvolvimento de games e aplicativos, oficinas de mídias digitas e software livre e experimentos com plantas medicinais.

Em Goiás o Grupo de Mulheres Negras Dandara no Cerrado vai dedicar-se a ações coletivas para o benefício da comunidade escolar, visando proporcionar experiências e informações sobre as contribuições das mulheres para a criação de recursos científicos e tecnológicos.

O projeto está sendo desenvolvido num colégio público do Setor Vera Cruz II, em Goiânia, desde o ano passado. Mas já vinha sendo realizado algumas oficinas para despertar a formação cientifica nas alunas. “O foco mesmo é trabalhar com esses jovens em Goiás e trazer essas jovens para a área cientifica”, explica a sócio-fundadora do grupo Marta de Oliveira.

Além disso, a importância dessa ação é resultado de dedicação e parcerias feitas com a Organização das Nações Unidas (ONU), Unibanco e outros. Marta de Oliveira destaca que ganhar esse reconhecimento da ONU é um incentivo ainda maior para que o grupo não pare e continue desenvolvendo esse trabalho. “Era um sonho, colocar essas meninas numa experiência de estudo cientifico, mostrar para elas a importância de ser cientista colocando-as em contato com os pesquisadores”, destaca.