Daniel Alves é condenado a 4 anos e meio de prisão por agressão sexual

Daniel Alves é condenado a 4 anos e meio de prisão por agressão sexual

A Justiça da Espanha condenou o jogador brasileiro Daniel Alves a quatro anos e meio de prisão por agressão sexual. A sentença foi dada pela juíza Isabel Delgado Pérez, da 21ª Seção da Audiência de Barcelona. Cabe o recurso da decisão para ambas as partes.

A juíza determinou, além da prisão, que o jogador passe um período de cinco anos em liberdade vigiada, a ser cumprido depois da pena de prisão. Ele deve se manter afastado da casa ou do local de trabalhado da vítima por pelo menos um quilômetro e não pode entrar em contato com ela. O lateral deve, também, pagar uma indenização de 150 mil euros (R$ 805 mil) por danos morais e físicos, além de arcar com as custas do processo.

A Justiça espanhola declarou, em comunicado, que foi considerado que “a mulher não consentiu e que existem elementos de prova, além do testemunho da denunciante, para entender comprovada a violação”.

“o acusado agarrou abruptamente a denunciante, a jogou no chão e, a impedindo de se mexer, a penetrou pela vagina, apesar de a denunciante ter dito que não, que queria ir embora”. E entende que “isso cumpre o tipo de ausência de consentimento, com uso de violência, e com acesso carnal”, diz um trecho da decisão.

Daniel Alves não esteve presente na leitura da sentença. Estavam na audiência a promotora, Elisabet Jiménez; a advogada da vítima, Ester García; e a advogada de Daniel, Inés Guardiola, além de advogados de defesa e promotoria. Ao deixar o tribunal, a defesa informou que recorrerá a decisão.

Denúncia

Daniel Alves foi acusado de agressão sexual em uma boate em Barcelona, no dia 30 de dezembro de 2022. A vítima foi uma jovem espanhola. Ele foi detido no dia 20 de janeiro, quando compareceu para um depoimento. Desde então, ele segue no Centro Penitenciário Brians 2.

A denunciante alegou que as agressões ocorreram no banheiro do local, mesmo após ela pedir para que ele parasse. Em exames forenses, médicos encontraram evidências de DNA de Daniel Alves no corpo da denunciante, que comprova a penetração. Foram encontradas também amostras de sêmen no piso do banheiro do local, que foram comparadas ao material colhido pelo jogador na investigação. Todos os testes foram positivos.

Uma das médicas ouvidas no julgamento atestou que a jovem apresentava sintomas de estresse pós-traumático e que a vítima fica “muito nervosa ao escutar alguém falar português”.

A defesa tentou alegar que Daniel estava sob efeito de álcool, que pode ter comprometido “as faculdades cognitivas” do jogador. No entanto, atestaram que o lateral “podia distinguir o bem do mal” e “sabia o que estava acontecendo”.

Daniel chegou a prestar cinco versões diferentes do acontecimento durante depoimentos a Justiça. Na última versão, o lateral alegou embriaguez e que o ato foi consensual.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos