Daniel Alves tem passaportes liberados e pode retornar ao Brasil após anulação de condenação

fbf5b1d0-whatsapp-image-2025-04-05-at-11.19.41-1170x675

Após a anulação de sua condenação por agressão sexual, Daniel Alves está novamente autorizado a viajar. Nesta sexta-feira, 4, o ex-jogador compareceu à Audiência de Barcelona para recuperar seus passaportes – brasileiro e espanhol – que estavam retidos desde o início do processo judicial.

Durante um ano, Alves foi obrigado a comparecer semanalmente ao tribunal para assinar uma ata de presença, como forma de comprovar que permanecia na Espanha. Agora, com os documentos em mãos, ele está livre para deixar o país e pode retornar ao Brasil, onde não vai desde antes da Copa do Mundo do Catar, em 2022.

Os passaportes haviam sido retidos por determinação judicial, sob a justificativa de risco de fuga. Esse argumento também sustentou a prisão provisória de Alves entre janeiro de 2023 e março de 2024.

O ex-lateral esteve no tribunal acompanhado de sua advogada, Inés Guardiola, que assumiu sua defesa em outubro de 2023, poucos meses antes da condenação em primeira instância que o sentenciou a quatro anos e seis meses de prisão.

A decisão que anulou a condenação foi emitida pela Sala de Apelações do Superior Tribunal de Justiça da Catalunha (STJC), mas ainda não é definitiva. Tanto o Ministério Público da Catalunha quanto a acusação particular devem recorrer ao Tribunal Supremo da Espanha.

Em entrevista ao UOL, a advogada da denunciante, Ester García, afirmou que ainda discutirá com sua cliente a possibilidade de apresentar recurso, mas considera que recorrer é “a coisa certa a fazer”.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp