Daniel dispara na liderança e amplia vantagem sobre Marconi e Wilder, aponta nova pesquisa

daniel-caiado-juntos

A nove dias de assumir o governo de Goiás, o vice-governador Daniel Vilela (MDB) tem motivos de sobra para comemorar. Pesquisa do Instituto Directa, divulgada nesta segunda-feira (23), mostra o emedebista com 37,8% das intenções de voto na corrida pelo Palácio das Esmeraldas — uma vantagem de 16,4 pontos percentuais sobre o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) , que aparece em segundo lugar com 21,4%.

O senador Wilder Morais (PL) vem em terceiro, com 14,2%, seguido pela deputada federal Adriana Accorsi (PT) , com 6,1%, e pelo pré-candidato do Novo, Telêmaco Brandão , com 0,4%. Os números consolidam a dianteira de Daniel e confirmam tendência já apontada por outras sondagens, como o Real Time Big Data, que na semana passada também o colocou à frente com 34%.

A pesquisa Directa entrevistou 1,2 mil eleitores em todas as regiões de Goiás entre os dias 14 e 17 de março, com margem de erro de 2,8 pontos percentuais.

Rejeição alta trava Marconi e Wilder

O maior desafio dos adversários de Daniel não está apenas na vantagem numérica, mas na rejeição. Marconi Perillo é apontado como o mais rejeitado entre os pré-candidatos: 18,2% dos entrevistados dizem que não votariam nele de jeito nenhum — o dobro do índice da petista Adriana Accorsi (9,1%). Wilder e Daniel têm rejeição baixa, respectivamente 2,8% e 3,2%.

Na pesquisa espontânea — quando os nomes não são apresentados — Daniel também lidera com 18,2%, seguido por Marconi (7,5%) e Wilder (5,8%). O dado indica que o vice-governador já está consolidado na memória do eleitor.

Fator Caiado e herança positiva

A vantagem de Daniel Vilela também reflete a popularidade do governador Ronaldo Caiado (PSD) , que deixa o cargo como o mais bem avaliado do Brasil. Em ano eleitoral, a combinação de aprovação recorde e unidade da base governista tem funcionado como um trampolim natural para o sucessor.

Com a chapa majoritária já desenhada — Daniel ao governo, José Mário Schreiner (PSD) como vice, e Gracinha Caiado (UB) , Vanderlan Cardoso (PSD) e Zacharias Calil (MDB) disputando as duas vagas ao Senado — a máquina da situação parece pronta para tentar liquidar a eleição ainda no primeiro turno. Resta saber se os adversários conseguirão reagir antes de outubro.

MAIS LIDAS
A série Emergência Radioativa da Netflix reacendeu o interesse no
Imagens mostram estátua de Betinho sendo vandalizada na Enseada de
Seleção do Uruguai convoca 28 atletas para amistosos contra Inglaterra
Acidente grave na marginal da Raposo Tavares deixa pessoa em
O ator Gerson Brenner, conhecido por papéis cômicos na TV