Daniel: ligação entre Caiado e Zé Eliton “São criador e criatura”

“O Estado não age como parceiro dos municípios. Hoje delega o atendimento primário e secundário aos municípios, que também estão em situação fiscal grave”, afirmou. “Nós vamos fazer com que os municípios recebam a participação efetiva do Estado, que voltará a ser o formulador das políticas públicas para a saúde”

O candidato a governador pela Coligação “Novas Ideias, Novo Goiás” (MDB, PP, PRB e PHS), Daniel Vilela (MDB), destacou no primeiro debate entre os governadoriáveis, realizado no início da tarde desta segunda-feira (27), na Rádio Interativa FM. O emedebista mostrou conhecimento dos problemas de Goiás, apontou soluções e projetos, e confrontou diretamente os dois principais adversários, Ronaldo Caiado (DEM) e José Eliton (PSDB), amigos e aliados até pouco tempo atrás.

“Nos temos a oportunidade de trilharmos dois caminhos: continuar como está ou mudar. Se quiser continuar, o Caiado e o Zé Eliton são a mesma coisa: um é o criador e o outro é a criatura. Se quiser mudar, entendo que o nosso projeto é a profunda renovação das práticas políticas e administrativas do nosso Estado”, afirmou. Daniel referia-se ao fato de Caiado ser o criador político de Eliton, ao indicá-lo para ser candidato a vice-governador na chapa de Marconi Perillo (PSDB) em 2010. Na época, Caiado e seu partido integravam o governo Alcides Rodrigues, mas ele preferiu se aliar novamente a Marconi, negando apoio à candidatura de Vanderlan Cardoso, e mantendo-se como adversário do MDB, que tinha Iris Rezende como candidato.

No debate, Daniel questionou Caiado sobre ações para equilibrar as conta do Estado e apontou que, ao participar de 16 dos 20 anos do atual governo, o senador “se esqueceu” de apontar os problemas. O emedebista lembrou que relatou ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) o desequilíbrio financeiro do Estado, o que originou manifestação do órgão apontando para o risco de atraso do pagamento do funcionalismo devido à má gestão capitaneada por Zé Eliton.   O candidato do MDB também falou de suas ideias para a saúde.  “O Estado não age como parceiro dos municípios. Hoje delega o atendimento primário e secundário aos municípios, que também estão em situação fiscal grave”, afirmou. “Nós vamos fazer com que os municípios recebam a participação efetiva do Estado, que voltará a ser o formulador das políticas públicas para a saúde”. O candidato lembrou que o atual governo tem atrasado repasses obrigatórios aos municípios, o que piora ainda mais o atendimento à população. “Vamos promover integração com clínicas populares para que o cidadão tenha condição de ser atendido mais próximo de casa e com maior agilidade”.

Quanto o assunto foi desenvolvimento do Entorno do Distrito Federal, região visitada por Daniel no último domingo, ele defendeu a conclusão imediata das obras inacabadas e a criação de um plano de desenvolvimento que seja, de fato, aplicado. “Vamos concluir, assim que assumirmos o governo, todas as obras inacabadas no Entorno e em seguida criar um plano de desenvolvimento regional”, afirmou, complementando que consta no seu plano de governo lançar novas obras somente após concluir as que estão paralisadas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos