Daniel se compromete a transferir Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia

“Hoje os presos comandam o crime de dentro do presídio, via celular. Vamos atuar para impedir a entrada e, caso entre, vamos impedir que funcionem”

O candidato ao governo pela Coligação “Novas Ideias, Novo Goiás” (MDB, PP, PRB e PHS), Daniel Vilela (MDB), disse na noite da última terça-feira (21), durante evento em Aparecida de Goiânia, que uma de suas primeiras medidas será a mudança de local do Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia. “Vamos transferir o Complexo Prisional o mais rápido possível porque ele está em local que provoca insegurança para a população e ainda trava o desenvolvimento de Aparecida”, afirma.

Daniel lembrou que, ainda no início de 2014, o ex-prefeito Maguito Vilela doou ao estado um terreno mais afastado, em local que não interfere na segurança da população e no desenvolvimento industrial e urbano da cidade. “Em 2014 a Prefeitura de Aparecida doou para o Estado uma área para abrigar a construção de um novo presídio. Sabemos da realidade precária da atual Casa de Prisão Provisória e do antigo Cepaigo (Penitenciária Coronel Odenir Guimarães), que não oferecem nenhuma condição de promover a regulação do sistema prisional e a segurança dos apenados e em especial de quem está de fora”, explica.

O emedebista afirma que o governo federal disponibiliza recursos para investimento no sistema prisional e, por meio dessas parcerias e da melhor gestão financeira do Estado, será possível concretizar a transferência. O plano de governo do candidato ainda prevê a construção de presídios regionais para abrigar presos de alta periculosidade e o aumento dos salários dos servidores aprovados em concurso realizado em 2014. As atuais e novas estruturas serão dotadas de bloqueadores de sinal de telefonia celular eficiente. “Hoje os presos comandam o crime de dentro do presídio, via celular. Vamos atuar para impedir a entrada e, caso entre, vamos impedir que funcionem”, destaca.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

O fim de semana terá condições favoráveis a chuvas volumosas nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil. Segundo boletim divulgado hoje (22), em Brasília, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta de chuvas intensas foi emitido para a região que vai do Amazonas, passando por Rondônia, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e sul da Bahia.  

Para essas áreas o alerta é de chuva com volume entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além disso, também estão previstas chuvas com volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos que podem chegar até a 60 km/h.  

As pancadas podem ocorrer no Acre e Amazonas; sul do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Chuvas com o mesmo volume são esperadas para o Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Risco reduzido

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A Meteorologia também alerta para a ocorrência de acumulado de chuvas no litoral sul paulista, em todo o litoral paranaense e no litoral norte de Santa Catarina. Nessas regiões estão previstas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com essas áreas de risco. 

Para a região que abrange a faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, até Sergipe, o Inmet informou sobre a tendência de que uma zona de Convergência do Atlântico Sul se configure a partir de sábado, 23, podendo persistir até terça-feira (26), o que poderá ocasionar volumes expressivos de chuva.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp