Daniel Vilela prestigia Totus Tuus e coloca Serra Dourada à disposição para edição de 2025

Vice-governador Daniel Vilela sobe ao palco do Totus Tuus e coloca estádio Serra Dourada à disposição para edição de 2025

Fé e devoção marcaram mais uma edição do Totus Tuus, que lotou o Ginásio Goiânia Arena, em Goiânia, neste sábado, 25. O evento da Igreja católica, realizado na capital desde 2017, contou com a presença do vice-governador Daniel Vilela, que representou o governador Ronaldo Caiado. Durante o encontro, Daniel Vilela colocou o Estádio Serra Dourada à disposição para sediar a edição de 2025.

“No ano que vem, o Serra Dourada completa 50 anos. Vamos ter uma série de atividades e, no que depender da gente, o Totus Tuus vai acontecer lá”, anunciou aos fiéis o vice-governador. O evento religioso é conhecido por sua capacidade de mobilizar a comunidade católica de todo o estado em um dia repleto de orações, reflexões e celebrações e shows.

Este ano, de forma inédita, e pela primeira na América Latina, o Brasil recebeu duas preciosidades da fé católica: a imagem peregrina de Nossa Senhora de Lourdes e as relíquias de Santa Bernadette Soubirous, vindas da França.

“Este evento é uma tradição para os goianos. O querido padre Marcos Rogério e a Arquidiocese de Goiânia trouxeram para todos nós a imagem de Nossa Senhora de Lourdes”, destacou Daniel Vilela. “A América Latina nunca tinha recebido essa presença e hoje o povo goiano e todos que vieram manifestar sua fé nesse momento especial, que é Totus Tuus, prestigiam a visita da imagem”, completou Vilela.

Nesta edição, diversas atrações católicas marcam presença no Totus Tuus, como Padre Fábio de Melo, Irmã Kelly Patrícia, Irmão Luís Maria, Fraternidade João Paulo II, padre Carlos Gomes e o Arcebispo Metropolitano de Goiânia, Dom João Justino.

Vice-governador Daniel Vilela sobe ao palco do Totus Tuus e coloca estádio Serra Dourada à disposição para edição de 2025
Vice-governador Daniel Vilela sobe ao palco do Totus Tuus e coloca estádio Serra Dourada à disposição para edição de 2025 (Foto: Lucas Diener)

Ao avaliar o evento, padre Marcos Rogério caracterizou como “extraordinário, superando todas as expectativas. É muito bonito tudo que está acontecendo, com milhares de pessoas participando”. Padre Marcos comentou ainda sobre a previsão da próxima edição ser no Estádio Serra Dourada. “O povo pediu e acredito que será um grande momento para todo estado e o Brasil, porque tem gente conosco de todo país”, salientou.

Considerado Patrimônio Cultural e Imaterial de Goiás, em lei sancionada pelo governador Ronaldo Caiado, o Totus Tuus é realizado pela Associação Assunção e co-realizado pelo SESC Goiás, organizado pela Paróquia Nossa Senhora da Assunção e Arquidiocese de Goiânia, em parceria com outras organizações. Além disso, conta com o apoio financeiro do Programa Goyazes, da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) do Governo de Goiás.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Lula promete zerar fome no país até fim do mandato

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu no sábado, 16, que, até o fim do mandato, nenhum brasileiro vai passar fome no país. A declaração foi feita no último dia do Festival Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, na região central do Rio de Janeiro.

“Quero dizer para os milhões de habitantes que passam fome no mundo, para as crianças que não sabem se vai ter alimento. Quero dizer que hoje não tem, mas amanhã vai ter. É preciso coragem para mudar essa história perversa”, disse o presidente. “O que falta não é produção de alimentos. O mundo tem tecnologia e genética para produzir alimentos suficientes. Falta responsabilidade para colocar o pobre no orçamento público e garantir comida. Tiramos 24 milhões de pessoas da fome até agora. E em 2026, não teremos nenhum brasileiro passando fome”.

O evento encerrou a programação do G20 Social, que reuniu durante três dias representantes do governo federal, movimentos sociais e instituições não governamentais. Na segunda, 18, e terça-feira, 19, acontece a Cúpula do G20, com os líderes dos principais países do mundo. A discussão de iniciativas contra a fome e a pobreza são bandeiras da presidência brasileira do G20.

“Quando colocamos fome para discutir no G20, era para transformar em questão politica. Ela é tratada como uma questão social, apenas um número estatístico para período de eleição e depois é esquecida. Quem tem fome é tratado como invisível no país”, disse o presidente. “Fome não é questão da natureza. Não é questão alheia ao ser humano. Ela é tratada como se não existisse. Mas é responsabilidade de todos nós governantes do planeta”.

O encerramento do festival teve a participação dos artistas Ney Matogrosso, Maria Gadú, Alceu Valença, Fafá de Belém, Jaloo Kleber Lucas, Jovem Dionísio, Tássia Reis, Jota.Pê e Lukinhas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos