Daniel Vilela reforça compromisso com obras no Sudoeste goiano

Ao prestigiar o aniversário de 128 anos de Jataí – cidade localizada a 310 quilômetros da capital, no Sudoeste do estado – o vice-governador Daniel Vilela reforçou o compromisso do Governo de Goiás em assegurar recursos para obras na região, importante polo do agronegócio goiano e referência nacional na produção agrícola.

Na Avenida Goiás, uma das principais vias comerciais de Jataí, onde o vice-governador acompanhou o desfile estudantil e cívico-militar, Daniel afirmou que serão liberados recursos do Tesouro Estadual para as obras de recuperação do perímetro urbano da BR-158, com grande fluxo de veículos pesados que, em breve, serão desviados para o novo Anel Viário. O trecho, totalmente deteriorado, é de responsabilidade do governo federal, mas o Estado contribuirá no processo de restauração em parceria com a prefeitura de Jataí.

Ao lado do prefeito Humberto Machado, o vice-governador também destacou a trabalho do governo estadual no projeto de duplicação de outro trecho da BR-158, de cinco quilômetros, que liga o Lago JK à BR-060 – iniciativa que vai fomentar o lazer e o comércio na região. E mencionou a articulação que tem sido feita em Brasília (DF), incluindo sucessivas reuniões nos ministérios de Portos e Aeroportos e do Planejamento, para a liberação de verba federal que será empregada na construção do Aeroporto Regional.

“Esta é uma cidade abençoada. A parceria do governador Ronaldo Caiado com Jataí não é de agora. Ele sabe bem da importância desta região para a economia de Goiás”, ressaltou o vice-governador, que na sequência citou as obras de pavimentação da GO-180, entre os trevos da BR-364 e a GO-467, executadas pela Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra).

“Esta rodovia vai permitir a abertura de mais 80 mil novos hectares de grãos plantados”, completou. O prefeito celebrou as parcerias: “Estamos vivendo um momento histórico, com melhorias, investimentos e mais qualidade de vida. Seguimos confiantes no futuro”.

Ineditismo
Esta foi a primeira vez que Daniel participou do aniversário de sua cidade natal – e do seu pai, o ex-governador Maguito Vilela – como vice-governador de Goiás. Junto ao prefeito Humberto Machado e o comandante do 41º Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMTZ), tenente-coronel Edson Paulo, passaram a tropa do Exército em revista na Avenida Goiás. O tradicional desfile que marca as comemorações do aniversário de Jataí retratou a história do município, seus principais representantes, a economia local, cultura e religiosidade.

Ações e programas do governo estadual foram reconhecidos em diversos momentos do desfile, como quando passaram pela avenida dezenas de alunos de escolas públicas estaduais, oportunidade encontrada pelos organizadores para lembrar que eles recebem, gratuitamente, uniformes, material escolar e, a depender da série que cursam, chromebooks e Bolsa Estudo. Já os expressivos índices que revelam a queda da criminalidade no estado foram ressaltados quando representantes das forças de segurança entraram em cena.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

BYD cancela contrato com empreiteira após polêmica por trabalho escravo

Na noite de segunda-feira, 23, a filial brasileira da montadora BYD anunciou a rescisão do contrato com a empresa terceirizada Jinjiang Construction Brazil Ltda., responsável pela construção da fábrica de carros elétricos em Camaçari, na Bahia. A decisão veio após o resgate de 163 operários chineses que trabalhavam em condições análogas à escravidão.

As obras, que incluem a construção da maior fábrica de carros elétricos da BYD fora da Ásia, foram parcialmente suspensas por determinação do Ministério Público do Trabalho (MPT) da Bahia. Desde novembro, o MPT, juntamente com outras agências governamentais, realizou verificações que identificaram as graves irregularidades na empresa terceirizada Jinjiang.

Força-tarefa

Uma força-tarefa composta pelo MPT, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Defensoria Pública da União (DPU) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), além do Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal (PF), resgatou os 163 trabalhadores e interditou os trechos da obra sob responsabilidade da Jinjiang.

A BYD Auto do Brasil afirmou que “não tolera o desrespeito à dignidade humana” e transferiu os 163 trabalhadores para hotéis da região. A empresa reiterou seu compromisso com o cumprimento integral da legislação brasileira, especialmente no que se refere à proteção dos direitos dos trabalhadores.

Uma audiência foi marcada para esta quinta-feira, 26, para que a BYD e a Jinjiang apresentem as providências necessárias à garantia das condições mínimas de alojamento e negociem as condições para a regularização geral do que já foi detectado.

O Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que sua embaixada e consulados no Brasil estão em contato com as autoridades brasileiras para verificar a situação e administrá-la da maneira adequada. A porta-voz da diplomacia chinesa, Mao Ning, em Pequim, destacou que o governo chinês sempre deu a maior importância à proteção dos direitos legítimos e aos interesses dos trabalhadores, pedindo às empresas chinesas que cumpram a lei e as normas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp