O vice-governador participou, nesta quarta-feira (04/12), do Encontro Anual de Gestores promovido pela Federação Goiana dos Municípios (FGM), onde também recebeu o Prêmio Iris Rezende.
O vice-governador de Goiás, Daniel Vilela (MDB), fez um apelo aos prefeitos eleitos e reeleitos nas últimas eleições de outubro para que iniciem seus mandatos, em janeiro, de forma “acelerada” e “sem perder tempo”. Ele enfatizou que os gestores não devem deixar o planejamento de suas administrações para os últimos dois anos do mandato.
“É fundamental que façam uma revisão das contas públicas, organizem suas gestões e adquiram capacidade de investimento, já planejando o que será realizado no município. Assim, quando tiverem as condições fiscais adequadas, poderão iniciar a execução de programas, projetos e obras”, ressaltou o vice-governador durante o Encontro Anual de Gestores, em Goiânia, promovido pela FGM.
Daniel Vilela também destacou a importância de dar maior agilidade às administrações para facilitar a formalização e concretização de parcerias entre as prefeituras e o Governo do Estado. Isso inclui, segundo ele, a transferência de programas sociais, a construção de habitações populares e iniciativas na área da educação.
“Eu e o governador Ronaldo Caiado notamos que muitos prefeitos costumavam usar a primeira metade de seus mandatos para se familiarizar com a administração, participando de eventos em Goiânia e Brasília, sem focar no início da gestão. Nosso objetivo deve ser, em conjunto, melhorar a qualidade de vida dos goianos”, afirmou para um público que incluía secretários municipais, vereadores e primeiras-damas.
Premiação
Durante o Encontro Anual de Gestores, o vice-governador foi agraciado com o Prêmio Iris Rezende, concedido pela federação a personalidades que têm uma contribuição significativa para a administração pública e o desenvolvimento do estado. “Agradeço pela honraria e me sinto privilegiado por ter convivido com Iris, um dos maiores líderes políticos do Brasil e o maior do nosso estado, que sempre demonstrou um profundo amor por Goiânia e pelas cidades do interior”, comentou.
O governador Ronaldo Caiado, presente no evento, também recebeu o Prêmio Destaque Municipalista. Em seu discurso, Daniel elogiou a atuação do governador: “Desde que recuperou as condições fiscais do estado, ele tem promovido o governo mais municipalista de todos os tempos. Isso é evidenciado pelo número crescente de prefeitos aliados ao Governo de Goiás, mostrando que a população dessas cidades deseja a continuidade das parcerias”.
A participação do vice-governador no evento foi finalizada com menções a dois líderes classistas: o prefeito de Campos Verdes, Haroldo Naves (MDB), presidente da federação, e o prefeito de Goianira, Carlos Alberto Andrade, conhecido como “Carlão da Fox”, que lidera a Associação Goiana dos Municípios (AGM). “Ambos demonstram uma enorme capacidade de trabalho e servem de exemplo para todos os gestores deste estado, atuando unidos em prol dos goianos”, concluiu.