O humorista e apresentador Danilo Gentilli deve apagar posts ofensivos contra o jornalista Gilberto Dimenstein sob pena de multa de R$1 mil por dia. Dimenstein é criador do site Catraca Livre e divulgou em suas redes sociais, na última quarta-feira (31), o resultado da ação que moveu contra Gentilli.
“Justiça acaba de determinar que Danilo Gentili tire do ar as ofensas que lançou contra mim, sob pena de pagar R$ 1 mil por dia. Essa é apenas a primeira fase do meu processo por danos morais para que ele aprenda a distinguir entre crítica e ofensa”, escreveu o jornalista. Ele ainda completou: “É assim que devemos agir numa democracia. Uma coisa é o direito de expressão; outra usar a palavra para injuriar, caluniar e difamar”.
Dimenstein informou ainda que os recursos que possa vir a ganhar com o processo serão destinados à Orquestra Sinfônica de Heliópolis.
Motivações
O processo foi motivado por posts em redes sociais feitas por Gentilli contra Dimenstein e a equipe do Catraca Livre. As principais delas foram destiladas em abril, quando o apresentador atacou o jornalista e o site com xingamentos homofóbicos e machistas.
Dimenstein é um crítico do humorista e de suas piadas, e cada vez que publicava criticas contra Gentilli era rebatido por comentários desagradáveis do humorista.
Na semana passada, o apresentador gravou um vídeo em que aparece rasgando uma notificação extrajudicial da deputada Maria do Rosário (PT-RS) e esfregando o documento em suas partes íntimas. O motivo do processo de Rosário também seria os comentários de Gentilli.