Data venia: Audiência discutirá coleta de material genético de condenados

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, convocou audiência pública para ouvir a opinião de especialistas em genética e sua aplicação à investigação forense, além de estudiosos do tema e juristas, que poderão subsidiar o Tribunal com as informações técnicas necessárias ao julgamento do Recurso Extraordinário (RE) 973837, com repercussão geral reconhecida, no qual o STF vai decidir se é constitucional a coleta de DNA de condenados por crimes violentos ou hediondos com o objetivo de manter banco de dados estatal com material genético. A matéria foi instituída pela Lei 12.654/2012, que introduziu o artigo 9º-A à Lei de Execução Penal.

Grupo de estudos sobre o Novo CPC

A Escola Judicial de Goiás do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás abriu as inscrições para grupo de estudos sobre o novo Código de Processo Civil (CPC), com 60 vagas. Os estudos são voltados para magistrados e servidores da área do Direito, tendo encontros quinzenais às segundas-feiras, de 15 de maio a 30 de outubro deste ano. As aulas ocorrerão na sala 126 (sala de sessão da 1ª Seção Cível e 3ª Câmara Cível), no térreo do tribunal. Mais informações sobre o curso no telefone (62) 3236-2470.

Turma autoriza mudança no prenome de mulher

O desejo de alteração de apenas uma letra do nome levou uma mulher, de 49 anos, a acionar o Judiciário goiano. Ela pediu e recebeu a autorização para que o seu prenome fosse mudado de Neusa para Neuza. Ela justificou o pedido alegando que desde criança aprendeu a escrever o nome com a letra “Z”, possuindo documentos pessoais com essa grafia, e que vem sofrendo com a divergência. A decisão foi 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás.

Oficina de artes cênicas para idosos

O Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos do MP-GO comunica que estão abertas as inscrições para uma oficina gratuita de artes cênicas para idosos, a partir dos 60 anos. Para esta primeira turma, serão oferecidas 30 vagas, com aulas às 15h30, todas as quintas-feiras, no Auditório Jaime Câmara, da própria Câmara Municipal de Goiânia. As inscrições devem ser feitas pelo telefone (62) 3524-4252.

Provas e Recursos na Justiça do Trabalho

O Instituto Goiano de Direito do Trabalho (IGT) promove, nos dias 04, 11, 23 e 25 de maio, das 19 horas às 22 horas, o curso Provas e Recursos na Justiça do Trabalho. As aulas serão ministradas por Platon Neto, juiz titular da Vara do Trabalho de Jataí. As inscrições podem ser feitas pelo site do IGT (www.igt.org.br) com investimento de R$ 300 até o dia 27 de abril e, de R$ 350, a partir do dia 28 de abril. Mais informações pelo telefone (62) 3215-2076.

Senado aprova nova Lei de Migração

O plenário do Senado aprovou a nova Lei de Migração, que seguirá para sanção do presidente Michel Temer. O texto estabelece os direitos e deveres do imigrante e do visitante, regula a sua entrada e estada no Brasil e estabelece princípios e diretrizes sobre as políticas públicas para os grupos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos