Data venia: Juiz suspende contratação de servidores temporários

O juiz Fabiano Abel de Aragão Fernandes, da 2ª Vara da Fazenda Pública Municipal de Goiânia, determinou à Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia que suspenda, de imediato, a contratação de novos servidores temporários, em detrimento aos candidatos aprovados no concurso realizado pela pasta em 2016. Para resguardar o direito dos candidatos aprovados no certame, o juiz determinou a suspensão do Edital nº 001/2017, mas frisou que os efeitos da decisão não alcançam os contratos já celebrados nem as convocações já feitas pela Secretaria da Educação.

OAB/GO promove debate sobre a reforma trabalhista

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás e a Escola Superior de Advocacia promovem debate sobre a Reforma Trabalhista na segunda-feira (27), às 16h30, no Auditório Eli Alves Forte, na sede da Ordem. O encontro será mediado pelo presidente da Ordem, Lúcio Flávio de Paiva. As inscrições devem ser realizadas por meio deste endereço e também será aberto ao público

Projeto de Lei 5427/16

A Câmara analisa projeto que autoriza a doação, para municípios, de produtos falsificados – como brinquedos, materiais escolares e peças de vestuários apreendidos pela Polícia Federal e pela Receita Federal. O PL 5427/16, do deputado Roberto Alves (PRB-SP), estabelece ainda que o Poder Executivo regulamente a doação e determine o órgão responsável pela fiscalização e aplicação de penalidades.

Encontro Estadual de Oficiais de Justiça

Com o tema A essencialidade do Oficial de Justiça na Prestação Jurisdicional, foi realizado, na última sexta-feira (24), o 1º Encontro Estadual de Oficiais de Justiça Avaliadores de Goiás, das 8 às 16 horas, no auditório do Fórum Cível de Goiânia, localizado na Avenida Olinda, esquina com a Rua PL-03, Quadra G, lote 4, Park Lozandes.

Simulação de primeiros socorros no TRT/GO

Agentes de segurança do Tribunal Regional do Trabalho de Goiás (TRT-GO) que fizeram curso de brigadistas farão, na próxima segunda-feira (27/3), uma simulação de primeiros socorros a uma pessoa vítima de mal súbito em frente ao Fórum Trabalhista de Goiânia. A demonstração pública será realizada na rua T-51, no Setor Bueno, em Goiânia, às 11 horas.

Expediente na Promotoria de Orizona

A Promotoria de Orizona comunica que terá horário de funcionamento diferenciado na próxima semana, entre os dias 27 e 31 (segunda a sexta-feira). O atendimento será realizado apenas no período da tarde, das 13 às 18 horas. A mudança é necessária pelo número reduzido de servidores em razão de férias e licenças.

Data venia

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Polícia desmantela esquema nacional de golpes bancários

Polícia Civil de Goiás (PCGO) deflagra a Operação Falsa Central, uma ação coordenada pelo Grupo de Repressão a Estelionatos e Outras Fraudes (Gref), da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic). Foram cumpridos 95 mandados judiciais em todo o país — 58 de busca e apreensão e 37 de prisão —, além do bloqueio de 438 contas bancárias ligadas ao grupo.

A operação, nesta quinta-feira (21/11), que contou com apoio das polícias civis de São Paulo, Pernambuco, Pará, Piauí e Ceará, teve como objetivo desarticular uma organização criminosa especializada no golpe da falsa central bancária. O esquema causou prejuízos de aproximadamente R$ 200 mil a 27 vítimas identificadas apenas em Goiás.

O delegado William Bretz, chefe do Grupo de Repressão a Estelionato e Outras Fraudes (Deic), conta que a Operação terá desdobramentos.

“A partir da análise do número 0800 usado no golpe, os investigadores descobriram outras 449 linhas vinculadas ao grupo, sugerindo um esquema de alcance nacional. Embora a primeira fase da operação tenha focado nas vítimas goianas, há indícios de centenas de outras vítimas em diferentes estados, que serão o alvo das próximas etapas”, disse.

Os envolvidos responderão por crimes como fraude eletrônica, furto mediante fraude, associação criminosa e lavagem de dinheiro. As penas combinadas podem chegar a 29 anos de prisão. As investigações continuam sob responsabilidade do Gref/Deic de Goiás.

Alerta à população:

A Polícia Civil orienta que a população desconfie de mensagens ou ligações suspeitas sobre compras não reconhecidas e que jamais realize transações ou forneça dados pessoais sem antes confirmar diretamente com seu banco.

Em casos suspeitos, a recomendação é registrar um boletim de ocorrência imediatamente.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp