Data venia: Negligência no tratamento pós-cirúrgico

Um hospital de nefrologia e um dos médicos que atuavam na unidade foram condenados a indenizar em cerca de R$ 40 mil, por danos morais e materiais, um paciente, vítima de negligência no tratamento pós-cirúrgico, que resultou em perda do rim direito. A sentença é do juiz da 2ª Vara Cível da comarca de Anápolis, Algomiro Carvalho Neto. Para o magistrado, houve erro em indicar o repouso domiciliar antes do momento adequado.

Semana Nacional de Conciliação Trabalhista

Empresas com processos na Justiça do Trabalho e que querem propor acordos aos trabalhadores podem se inscrever na 3ª edição da Semana Nacional de Conciliação Trabalhista, que este ano acontece de 22 a 26 de maio. O prazo para inscrição varia de acordo em cada Tribunal Regional do Trabalho, mas, para os processos que estão em tramitação no Tribunal Superior do Trabalho, o pedido de inscrição na semana vai até o fim de março.

Mutirão Criminal de audiências em Itaberaí

O Mutirão Criminal de audiências de instrução e julgamento promovido nos dias 22 e 23 deste mês, na comarca de Itaberaí, realizaram 172 audiências, representando 92% do total dos quase 180 processos designados. Para o idealizador do evento, juiz Gustavo Braga Carvalho, da Vara Criminal local, este “resultado foi bastante proveitoso, principalmente para o abrandamento da pauta de audiências de instruções criminais”.

PEC 255/16

A Câmara dos Deputados analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 255/16, do deputado Roberto de Lucena (PV-SP), para incluir no texto constitucional a regulamentação das funções notariais e de registro como funções essenciais à Justiça. O texto também exige concurso público para o ingresso na carreira de notarial e de registro.

Confraria de Carnes do Píer CEL da OAB

O Centro de Cultura, Esporte e Lazer da Advocacia de Goiás  recebe neste final de semana um evento de dar água na boca. Na quinta-feira (30/3), das 18h às 23 horas, sábado (01/4) e domingo (02/4), das 12h até 18 horas, será realizada a segunda edição da Confraria de Carnes do Píer CEL da OAB. A entrada no CEL é gratuita e os pratos e bebidas cobrados à parte.

Suspensão de prazos processuais

Em virtude da mudança de endereço das quatro Varas dos Crimes Dolosos contra a Vida e Tribunal do Júri para o Fórum Criminal Desembargador Fenelon Teodoro Reis, localizado no Jardim Goiás, os prazos processuais e o atendimento ao público nas unidades estão suspensos até o dia 7 de abril.

DE

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

CNJ investiga juízes que jantaram com empresário Luciano Hang

CNJ Investigação: Juízes e Luciano Hang - Conflito de Interesses em Foco

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) iniciou uma investigação preliminar envolvendo juízes de Santa Catarina que participaram de um jantar com o empresário Luciano Hang, proprietário da rede de lojas Havan. O jantar aconteceu em 16 de dezembro em Brusque, no interior de Santa Catarina, na inauguração da Casa Renaux.

A investigação, coordenada por Mauro Marques, surgiu devido a preocupações sobre potenciais conflitos de interesses, especialmente considerando que alguns desses juízes, como Saul Steil e Jairo Fernandes Gonçalves, são relatores de processos em que Luciano Hang é parte ou estão envolvidos em colegiados que julgarão ações relacionadas ao empresário.

Além disso, também estava presente a desembargadora Haidée Grin, que foi relatora de um recurso interposto por um professor que já foi condenado a pagar R$ 20 mil ao empresário.

Em nota, o Tribunal de Santa Cantarina informou que “o princípio da independência funcional garante aos magistrados a autonomia e a imparcialidade necessárias ao exercício de suas funções”.

Interesses

Luciano Hang é alvo de vários processos judiciais, e a participação de desembargadores em um jantar promovido por ele levantou questionamentos sobre a imparcialidade e a ética dos magistrados. Quatro dos desembargadores presentes no jantar são responsáveis por relatar processos ou integrar colegiados que irão julgar ações envolvendo o empresário.

A investigação do CNJ visa esclarecer se houve qualquer violação de normas éticas ou de conduta pelos juízes envolvidos. A entidade está atenta para garantir a transparência e a integridade do sistema judiciário, especialmente em casos onde a imparcialidade dos juízes pode ser questionada.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp