Data Venia: Paciente com depressão garante acesso a medicamentos

A 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás determinou à Secretária Municipal de Saúde de Valparaíso de Goiás que forneça, mensalmente, os medicamentos Amitriptilina 25 mg e Carbamazepina 200 mg à paciente Nairara Nascimento Silva, que sofre de depressão.Em sua decisão, o juiz em substituição em segundo grau, José Carlos de Oliveira manteve a decisão de que o município tem a obrigação de tomar todas as providências para que seja efetivada a prestação do serviço público de saúde.

Imunidade tributária em livros eletrônicos

O Plenário do Supremo Tribunal Federal decidiu que livros eletrônicos e os suportes próprios para sua leitura são alcançados pela imunidade tributária do artigo 150, inciso VI, alínea “d”, da Constituição Federal. Para o colegiado, a imunidade tributária a livros, jornais, periódicos e ao papel destinado a sua impressão deve abranger os livros eletrônicos, os suportes exclusivo. Para o relator da ação, ministro Dias Toffoli, a imunidade constitucional debatida no recurso alcança também o livro digital.

Digitalização nas Varas de Família

Em reunião realizada na Diretoria do Foro da Comarca de Goiânia, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás e o Tribunal de Justiça do Estado firmaram uma parceria que vai possibilitar a manutenção do funcionamento das Varas de Família durante o trabalho de digitalização dos processos.Na reunião, ficou acordado que o atendimento e o andamento dos processos já digitalizados ocorrerão normalmente. Serão suspensos apenas o atendimento e tramitação relativos aos processos físicos.

Turma reconhece justa causa

Uma auxiliar de enfermagem foi demitida por justa causa, pela direção do hospital em que trabalhava, porque postou no Facebook vídeos chamando seu ambiente de trabalho de “peia”. Ela também classificou como “crime” a tarefa de guardar ao final do expediente as caixas com medicamentos que não foram utilizados.
A Segunda Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT/RN) reconheceu a demissão por justa causa da auxiliar.

Posse do procurador-geral de Justiça de Goiás

Eleito pelos membros do Ministério Público e nomeado por decreto do governador Marconi Perillo em 6 de fevereiro, Benedito Torres Neto tomará posse nesta sexta-feira (10/3) para um novo mandato como procurador-geral de Justiça de Goiás. A solenidade está marcada para as 17 horas, no auditório do Ministério Público. O evento é uma sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça.

Sessão Ordinária no STJ

O Superior Tribunal de Justiça informa que a sessão ordinária da Corte Especial da próxima quarta-feira (15) terá início às 9h.O órgão colegiado é composto pelos 15 ministros mais antigos do tribunal e julga, entre outras matérias, as ações penais originárias contra autoridades com foro por prerrogativa de função, como governadores.

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Taxa de desemprego entre mulheres foi 45,3% maior que entre homens

A taxa de desemprego entre as mulheres ficou em 7,7% no terceiro trimestre deste ano, acima da média (6,4%) e do índice observado entre os homens (5,3%). Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada nesta sexta-feira (22) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o IBGE, o índice de desemprego das mulheres foi 45,3% maior que o dos homens no terceiro trimestre do ano. O instituto destaca que a diferença já foi bem maior, chegando a 69,4% no primeiro trimestre de 2012. No início da pandemia (segundo trimestre de 2020), a diferença atingiu o menor patamar (27%).

No segundo trimestre deste ano, as taxas eram de 8,6% para as mulheres, 5,6% para os homens e 6,9% para a média. O rendimento dos homens (R$ 3.459) foi 28,3% superior ao das mulheres (R$ 2.697) no terceiro trimestre deste ano.

A taxa de desemprego entre pretos e pardos superou a dos brancos, de acordo com a pesquisa. A taxa para a população preta ficou em 7,6% e para a parda, 7,3%. Entre os brancos, o desemprego ficou em apenas 5%.

Na comparação com o trimestre anterior, houve queda nas três cores/raças, já que naquele período, as taxas eram de 8,5% para os pretos, 7,8% para os pardos e 5,5% para os brancos.

A taxa de desocupação para as pessoas com ensino médio incompleto (10,8%) foi maior do que as dos demais níveis de instrução analisados. Para as pessoas com nível superior incompleto, a taxa foi de 7,2%, mais do que o dobro da verificada para o nível superior completo (3,2%).

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos