Data Venia: STF dará posse ao seu novo ministro

O Plenário do Supremo Tribunal Federal se reúne em sessão solene marcada para às 16h desta quarta-feira (22) para dar posse ao jurista Alexandre de Moraes como novo ministro do STF. Natural de São Paulo, Alexandre de Moraes tem 48 anos e será o 168º ministro do STF no período republicano. Foi nomeado para ocupar a vaga aberta em decorrência da morte do ministro Teori Zavascki. Antes de chegar ao STF, Alexandre de Moraes foi ministro de Estado da Justiça; ocupou cargos no governo de São Paulo; atuou como advogado, consultor jurídico e promotor de Justiça em SP e também foi membro do Conselho Nacional de Justiça entre 2005 e 2007.


Inauguração do Cejusc em Iporá

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Gilberto Marques Filho, inaugurou o Centro Judiciário de Solução de Conflitos de Iporá. A implantação da unidade, além de agilizar a solução de conflitos, tem a missão de instaurar a cultura da conciliação. “A conciliação e mediação propiciam a resolução de problemas, evitando que novas ações cheguem ao Judiciário. São meios alternativos que devemos adotar para as coisas acontecerem”, frisou Gilberto Marques Filho.

Núcleo de Gestão Documental do TRT-GO
O presidente do TRT da 18ª Região, desembargador Breno Medeiros, visitou as novas instalações do Núcleo de Gestão Documental que passou a funcionar em sede própria localizada na Av. Portugal, nº 935, Setor Marista. Até então, a unidade funcionava em prédio alugado. A mudança de endereço vai gerar uma economia mensal para o Tribunal de cerca de R$ 20 mil, valor que era despendido com aluguel, manutenção da estrutura, limpeza e segurança do imóvel.


Seleção para assessor em Caldas Novas

A 4ª Promotoria de Justiça de Caldas Novas, com atribuição nas áreas criminal e execução penal, está realizando seleção para o cargo de assessor de promotoria. Os interessados deverão enviar currículo até dia 27 de março para o e-mail: [email protected]. O cargo é privativo de bacharel em Direito, cuja remuneração R$ 6.176,52, para uma carga horária de 40 horas semanais.


Hora do Planeta

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás, por meio da Comissão de Direito Ambiental, irá apoiar o evento da Hora do Planeta, ato simbólico promovido pela WWF, nos quais governos, empresas e a população irão desligar as luzes, neste sábado (25), entre às 20h30 e 21h30 do horário local. “É um ato que demonstra a preocupação com o aquecimento global”, resume o presidente da CDA, Clarismino Luiz Pereira Júnior.


Mutirão Criminal em Itaberaí

A comarca de Itaberaí promove nesta quarta (22) e quinta-feira (23), um Mutirão Criminal para realização de audiências de instrução e julgamento de cerca de 180 processos. A iniciativa, do juiz Gustavo Braga Carvalho, da Vara Criminal local, conta com o apoio da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás por meio da Divisão de Apoio ao Interior.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Israel ataca aeroporto no Iêmen com diretor da OMS presente no local

Israel realizou ataques aéreos nesta quinta-feira, 26, contra o aeroporto internacional de Sanaa, capital do Iêmen, e outros alvos controlados pelos rebeldes huthis. As operações, que deixaram pelo menos seis mortos, ocorreram após os disparos de mísseis e drones pelos huthis contra Israel. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou que o objetivo dos ataques é enfraquecer o que chamou de “eixo do mal iraniano”.

Os bombardeios atingiram o aeroporto de Sanaa e a base aérea de Al Dailami, além de instalações militares e uma usina de energia em Hodeida, no oeste do país. Testemunhas relataram ao menos seis ataques no aeroporto, enquanto outros alvos incluíram portos nas cidades de Salif e Ras Kanatib. Segundo o Exército israelense, as estruturas destruídas eram usadas pelos huthis para introduzir armas e autoridades iranianas na região.

Durante o ataque ao aeroporto de Sanaa, o diretor da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, estava presente. Apesar dos danos e vítimas relatados, Tedros afirmou estar “são e salvo”. No entanto, um membro da tripulação de seu avião ficou ferido. A comitiva da OMS e da ONU que o acompanhava não sofreu ferimentos graves.

O Irã, aliado dos huthis, condenou os ataques israelenses, classificando-os como um “crime” e uma violação da paz internacional. Os rebeldes huthis também denunciaram os bombardeios, chamando-os de uma “agressão contra todo o povo iemenita”.

Desde 2014, os huthis controlam grande parte do Iêmen, incluindo Sanaa, após a derrubada do governo reconhecido internacionalmente. A guerra, que se intensificou com a intervenção de uma coalizão liderada pela Arábia Saudita, transformou o conflito em uma das maiores crises humanitárias do mundo.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp