Recentemente, o Instituto Datafolha realizou uma pesquisa que revelou que 67% dos brasileiros acreditam que o ex-presidente Jair Bolsonaro deveria desistir de sua candidatura nas eleições presidenciais de 2026. O levantamento foi feito com 3.054 pessoas, com idade a partir de 16 anos, em 172 municípios, no período de 1º a 3 de abril. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Os números da pesquisa mostram que a maioria dos entrevistados, correspondente a 67%, acredita que Bolsonaro deveria abrir mão da candidatura e apoiar outro candidato, enquanto 28% defendem que ele mantenha sua postulação à Presidência. Apenas 5% dos participantes da pesquisa afirmaram não saber qual seria a melhor decisão a ser tomada pelo ex-presidente.
Apesar de estar inelegível até 2030, conforme decisão do Tribunal Superior Eleitoral, por abuso de poder político e uso indevido de meios de comunicação, Jair Bolsonaro declarou que pretende concorrer ao cargo de Presidente. Diante dessa situação, a pesquisa também questionou os entrevistados sobre quem Bolsonaro deveria apoiar caso não participe das eleições de 2026.
Os resultados apontam que 23% acreditam que o ex-presidente deveria apoiar Michelle Bolsonaro, do PL, enquanto 21% preferem que ele dê suporte a Tarcísio de Freitas, do Republicanos. Eduardo Bolsonaro, também do PL, obteve 14% da preferência dos entrevistados, seguido por Pablo Marçal, do PRTB, com 11%. Outros possíveis nomes mencionados incluem Ratinho Junior, Ronaldo Caiado, Romeu Zema, entre outros.
Diante desse cenário, a pesquisa revela uma tendência majoritária da população em sugerir que Jair Bolsonaro desista de sua candidatura nas eleições presidenciais de 2026 e apoie outro candidato. Esses dados refletem o posicionamento dos brasileiros em relação à atuação do ex-presidente e suas possibilidades políticas para o futuro.