Datafolha: 81% dos brasileiros apoiam ”passaporte” vacinal em lugares fechados

Um nova pesquisa da Datafolha revelou que 81% da população brasileira é a favor da apresentação de comprovante de vacinação contra Covid para a entrada em locais fechados, como escritórios, bares, restaurantes e casas de show. A pesquisa foi revelada nesta segunda-feira (17).

Outros 18% são contrários à cobrança do ”passaporte” vacinal, e 1% não soube responder.

Segundo o Datafolha, o maior percentual de favoráveis à medida ocorre entre mulheres (87%), pessoas com mais de 60 anos (87%), com ensino fundamental (86%) e que ganham até dois salários mínimos (85%).

O grupo com maior rejeição à obrigatoriedade da vacina para entrar em lugares fechados são homens (24%), pessoas de 25 a 34 anos (22%) e que ganham mais de dez salários mínimos (28%).

Já as regiões que mais apoiam a exigência da vacinação o Sudeste fica em primeiro com 84%. A menor taxa é na região Sul, com 75%.

A pesquisa foi feita por telefone nos dias 12 e 13 de janeiro, com 2.023 pessoas de 16 anos ou mais em todos os estados do Brasil. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

Medo de pegar Covid-19

A pesquisa também abordou o medo da população em pegar Covid, em momento de explosão de casos da doença no Brasil, com avanço da ômicron – a variante que corresponder a quase todos os testes positivos para detecção da Covid no país.

Uma parcela de 39% afirma ter muito medo de ser infectada – percentual que já foi de 55% em março de 2021. Outro 37% têm um pouco de medo de serem infectados e 18% não tem medo nenhum. 6% deram outras respostas.

As donas de casa (50%) e os aposentados (47%) são os grupos com mais pessoas dizendo que têm muito medo, enquanto empresários são os que têm o maior percentual de profissionais que afirmam não ter medo de se infectar (28%).

Já os hábitos para proteção, 60% afirmam estar tomando cuidado, mas saindo de casa para trabalhar e fazer outras atividades; 24% estão saindo de casa apenas quando é inevitável; 12% estão vivendo normalmente sem mudar nada na rotina; e 4% seguem totalmente isolados, sem sair de casa.

Outra pesquisa revelada pela Datafolha neste sábado (15) mostrou que um em cada quatro brasileiros com 16 ou mais dizem ter sido diagnosticado com Covid desde o início da pandemia. São 42 milhões de pessoas infectadas, quase o dobro do total de casos registrados oficialmente no país.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Deputada colombiana é flagrada fumando vape durante sessão sobre saúde

Um episódio curioso ocorreu no Parlamento colombiano na terça-feira, 17, quando a deputada Cathy Juvinão, do Partido da Aliança Verde, foi flagrada fumando um vape durante uma sessão que discutia reformas na área da saúde.

O incidente foi registrado pelas câmeras de transmissão da reunião, e Cathy foi filmada com o dispositivo. Ao perceber que estava sendo gravada, tentou esconder o vape, mas a fumaça que escapou acabou expondo o ato, fazendo com que a parlamentar chegasse a engasgar. O episódio gerou grande repercussão nas redes sociais.

Após o episódio viralizar, a deputada se desculpou publicamente. Em uma postagem no X (antigo Twitter), ela escreveu: “Peço desculpas aos cidadãos pelo que aconteceu ontem em plenário. Não vou me juntar ao mau exemplo que hoje em dia intoxica o discurso público, e isso não se repetirá.” Ela reafirmou seu compromisso de continuar defendendo suas pautas com o mesmo empenho.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp