Nove em cada 10 eleitores afirmam que não se arrependem do voto para presidente nas eleições de 2022, conforme aponta a nova pesquisa do Datafolha, divulgada recentemente. Os números revelam que 91% dos eleitores estão satisfeitos com suas escolhas, enquanto 8% admitem ter se arrependido e 1% preferiu não responder. A taxa de arrependimento se mantém estável entre os eleitores dos candidatos que disputaram o segundo turno, com 91% dos eleitores de Lula e 92% dos eleitores de Bolsonaro afirmando que não mudariam seus votos.
O Datafolha entrevistou 2.002 pessoas em 113 municípios, entre os dias 2 e 4 de dezembro, para realizar o levantamento. Com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, a pesquisa também buscou avaliar a intenção de voto para as eleições de 2026. Segundo os dados coletados, em um possível segundo turno, Lula teria uma vantagem de cinco pontos percentuais sobre o governador Tarcísio de Freitas, do Republicanos, com 47% das intenções de voto contra 42%. Além disso, 10% dos entrevistados declararam que votariam em branco ou nulo, enquanto 2% não souberam responder.
A pesquisa também analisou o desempenho de Lula em hipotéticos confrontos com outros possíveis candidatos, como Flávio Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro, Michelle Bolsonaro, os governadores Romeu Zema, Ratinho Jr. e Ronaldo Caiado, além do próprio Jair Bolsonaro. Em todos os cenários estudados, o petista sairia como vencedor. Até mesmo contra Flávio Bolsonaro, Lula teria uma vantagem de 15 pontos, com 51% das intenções de voto contra 36%. Considerando o panorama atual, a pesquisa revela uma tendência favorável ao ex-presidente.




