Press "Enter" to skip to content

Datafolha: mais da metade dos brasileiros quer Bolsonaro inelegível

Última atualização 04/04/2023 | 17:28

De acordo com a pesquisa Datafolha do último final de semana, 51% dos brasileiros querem Bolsonaro inelegível. O levantamento teve como base entrevistas presenciais com 2.028 pessoas, de 16 anos ou mais, em 126 municípios de todas as cinco regiões do Brasil, entre 29 e 30 de março. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos, com 95% de confiabilidade.

A popularidade de Bolsonaro

Eleito com 55,13% dos votos no segundo turno das Eleições de 2018, Jair Bolsonaro viu sua popularidade cair nas Eleições de 2022, ao conseguir 49,10% dos votos e sofrer a derrota perante Lula. Além disso, segundo o Datafolha, mais da metade da população acredita que ele deveria ficar inelegível por oito anos.

O motivo por trás disso seria principalmente a campanha intensa do ex-presidente contra as urnas eletrônicas. Cerca de 45% acreditam que a Justiça Eleitoral não deveria condená-lo, e 4% não souberam responder. A pesquisa Datafolha aponta que os mais ricos tendem a defender Bolsonaro, enquanto mulheres e pobres são mais contundentes quanto à inegibilidade do ex-parlamentar.

Recentemente, uma pesquisa Ipec avaliou a popularidade do atual presidente Lula. Nos três primeiros meses de governo, o petista conseguiu chegar a 41% de aprovação. Já Bolsonaro, durante o seu mandato, alcançou apenas 34% de aprovação da população.