Datafolha revela que 29% dos brasileiros se consideram petistas, e 25% bolsonaristas

Datafolha revela que 29% dos brasileiros se consideram petistas, com 25% bolsonaristas

Levantamento do Instituto Datafolha divulgado nesta sexta-feira, 15, aponta que quase um ano após as eleições 29% dos brasileiros se consideram “petistas”, referente ao partido do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva, contra 25% que se consideram bolsonaristas, em apoio ao ex-presidente inelegível, Jair Messias Bolsonaro.

A mesma pesquisa indica também que 21% dos entrevistados se identificam como centro e 5% não declararam nenhum posicionamento político. Quanto à aproximação, 11% afirmam estar mais próximos do Partido dos Trabalhadores (PT) contra 7% afirmam ser mais próximos do ex-presidente Bolsonaro.

Foram mais de 2 mil brasileiros ouvidos para esse levantamento em 139 cidades no País. Esses questionamentos são feitos pelo Datafolha desde dezembro de 2022 e, desde então, o número de pessoas que se declaram petistas caiu 3% e as que se declaram bolsonaristas mantiveram a mesma porcentagem.

Quanto à aprovação do atual presidente Lula, a pesquisa do Datafolha aponta que a aprovação continua estável com 38% da população e a reprovação subiu para 31%. A reprovação de Lula era de 27% no levantamento feito pelo Instituto no último mês de junho.

Apesar disso, essa variação não é considerada uma disparada significativa. Para pesquisa sobre a aprovação do presidente, foram ouvidas 2.016 pessoas em 139 cidades nos últimos dias 12 e 13, com margem de erro é de dois pontos, para mais ou menos. Desses entrevistados, 2% não souberam opinar.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Árvore de Natal desaba em Maricá, RJ, deixando um morto e dois feridos

Na tarde desta segunda-feira, 16, uma árvore de Natal flutuante desabou na Lagoa de Araçatiba, em Maricá, no Rio de Janeiro, causando a morte de uma pessoa e deixando outras duas feridas. O incidente ocorreu devido aos fortes ventos e à chuva intensa que atingiram a região.

De acordo com a Prefeitura de Maricá, a vítima fatal era um funcionário da empresa responsável pela montagem da estrutura. Ele chegou a ser socorrido e levado ao Hospital Municipal Conde Modesto Leal, mas não resistiu aos ferimentos.

As outras duas vítimas foram encaminhadas ao Hospital Municipal Doutor Ernesto Che Guevara. Uma delas já recebeu alta, enquanto a outra permanece fora de perigo.

A Prefeitura informou, em nota oficial, que está oferecendo suporte às vítimas e suas famílias, além de investigar as causas do acidente.

Temporal no estado do Rio de Janeiro

O forte temporal que atingiu a região nesta segunda-feira trouxe granizo e ventos intensos em diversos bairros do Rio de Janeiro. Segundo o sistema Alerta Rio, as condições climáticas foram influenciadas por áreas de instabilidade, que causaram céu nublado e pancadas de chuva isoladas em alguns pontos da cidade.

Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram os impactos do temporal, que contribuiu para o desabamento da estrutura da árvore de Natal.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp