Press "Enter" to skip to content

Datafolha revela que 29% dos brasileiros se consideram petistas, e 25% bolsonaristas

Última atualização 15/09/2023 | 12:34

Levantamento do Instituto Datafolha divulgado nesta sexta-feira, 15, aponta que quase um ano após as eleições 29% dos brasileiros se consideram “petistas”, referente ao partido do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva, contra 25% que se consideram bolsonaristas, em apoio ao ex-presidente inelegível, Jair Messias Bolsonaro.

A mesma pesquisa indica também que 21% dos entrevistados se identificam como centro e 5% não declararam nenhum posicionamento político. Quanto à aproximação, 11% afirmam estar mais próximos do Partido dos Trabalhadores (PT) contra 7% afirmam ser mais próximos do ex-presidente Bolsonaro.

Foram mais de 2 mil brasileiros ouvidos para esse levantamento em 139 cidades no País. Esses questionamentos são feitos pelo Datafolha desde dezembro de 2022 e, desde então, o número de pessoas que se declaram petistas caiu 3% e as que se declaram bolsonaristas mantiveram a mesma porcentagem.

Quanto à aprovação do atual presidente Lula, a pesquisa do Datafolha aponta que a aprovação continua estável com 38% da população e a reprovação subiu para 31%. A reprovação de Lula era de 27% no levantamento feito pelo Instituto no último mês de junho.

Apesar disso, essa variação não é considerada uma disparada significativa. Para pesquisa sobre a aprovação do presidente, foram ouvidas 2.016 pessoas em 139 cidades nos últimos dias 12 e 13, com margem de erro é de dois pontos, para mais ou menos. Desses entrevistados, 2% não souberam opinar.