Datas dos julgamentos das denúncias contra os acusados de tentativa de golpe são reveladas

bolsonaro-lamenta-condenacao-de-mulher-por-pichar-22perdeu2C-mane22-no-stf3A-22e-desumano22

O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciará, na próxima terça-feira, 25, o julgamento das denúncias contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete acusados de envolvimento em uma suposta trama golpista. Este grupo, conhecido como “Núcleo 1”, inclui nomes como Walter Braga Netto, Alexandre Ramagem, Anderson Torres, Augusto Heleno, Almir Garnier, Paulo Sérgio Nogueira e Mauro Cid. A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou um total de 34 pessoas, divididas em cinco núcleos.

As acusações incluem crimes como golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. O julgamento será realizado em três sessões: duas no dia 25 e uma no dia 26. Se a denúncia for aceita, os acusados se tornarão réus.

Outros julgamentos

Além do Núcleo 1, o STF também tem datas marcadas para julgar os Núcleos 2 e 3. O Núcleo 2, que inclui Silvinei Vasques e Marília Ferreira de Alencar, será julgado nos dias 29 e 30 de abril. Já o Núcleo 3, composto por 12 militares e policiais, será analisado nos dias 8 e 9 de abril.

A Primeira Turma do STF, responsável por julgar o caso, é composta pelos ministros Cristiano Zanin, Alexandre de Moraes, Luiz Fux, Flávio Dino e Cármen Lúcia. A defesa de Bolsonaro tentou retirar alguns ministros do julgamento, mas não obteve sucesso.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp