David Almeida e vereadores são diplomados em Manaus: confira os detalhes da cerimônia

David Almeida, Renato Júnior e vereadores eleitos são diplomados em Manaus. Com a diplomação, todos os eleitos estão aptos a assumir seus cargos no próximo ano. O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) realizou, na tarde de sexta-feira (17), a diplomação do prefeito reeleito de Manaus, David Almeida (Avante), do vice-prefeito eleito, Renato Júnior (Avante), e dos 41 vereadores eleitos e reeleitos para a próxima legislatura.

Com a diplomação, todos os eleitos estão aptos a assumir seus cargos no próximo ano. O prefeito reeleito e seu vice tomarão posse no dia 1º de janeiro de 2025. Já os vereadores da nova legislatura serão empossados em fevereiro, quando se inicia o ano legislativo. A cerimônia aconteceu no prédio anexo do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (Tjam), localizado na Avenida André Araújo, na Zona Centro-Sul de Manaus, e contou com a presença dos eleitos e seus familiares. O ato foi presidido pelo atual presidente do TRE-AM, desembargador João Simões.

O governador Wilson Lima (União Brasil), adversário político de David Almeida, não participou da cerimônia. Ele foi representado pelo vice-governador Tadeu de Souza (Avante), indicado pelo atual prefeito da capital em 2022, quando ambos, David e Wilson, ainda eram aliados. Quanto aos suplentes que apresentaram prestação de contas de campanha, os diplomas poderão ser acessados e obtidos por meio do site do TRE-AM.

Na capital amazonense, David Almeida, do Avante, foi reeleito no segundo turno com 54,59% dos votos, totalizando 576.171 votos, de acordo com a apuração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O candidato eleito derrotou Capitão Alberto Neto (PL), que teve pouco mais de 45% dos votos válidos. Já na Câmara Municipal, a nova legislatura é a com o menor número de mudanças nos últimos 12 anos. Dos 41 atuais vereadores, 28 foram reeleitos, enquanto apenas 13 ocuparão uma vaga pela primeira vez, resultando em uma renovação de quase 32%.

Para o próximo ano, a cidade vai contar com um orçamento de R$ 10,5 bilhões, R$ 1,5 bilhão a mais que em 2024. Entre as prioridades destacadas pelo prefeito reeleito para o próximo mandato estão a mobilidade urbana e a construção do primeiro hospital municipal da capital. David Almeida é reeleito prefeito de DE.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Decisão de Justiça mantém empresa responsável por venda de ingressos do Festival de Parintins: Bois Caprichoso e Garantido criticam Governo do AM.

A decisão de justiça mantém a empresa responsável pela venda de ingressos do Festival de Parintins e reconhece a autonomia dos bois Caprichoso e Garantido na organização do evento. Caprichoso e Garantido criticam o Governo do AM por querer contratar uma nova empresa para a comercialização dos ingressos. O desembargador Flávio Humberto Pascarelli Lopes, do Tribunal de Justiça do Amazonas, suspendeu a medida cautelar do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) que previa mudanças na gestão da venda de ingressos.

Com a decisão liminar, a Amazon Best Turismo e Eventos Ltda. continuará sendo responsável pela venda de ingressos do Festival de Parintins em 2025. As agremiações contestaram a tentativa do Governo do Amazonas de contratar uma nova empresa para o serviço e emitiram uma notificação extrajudicial à Secretaria de Cultura do Estado se posicionando contra a medida.

O governo estadual afirmou que a decisão de lançar um edital para contratar uma nova empresa de venda de ingressos atendeu a uma recomendação do TCE-AM para garantir transparência e competitividade no processo. O Ministério Público também havia entrado com uma ação na justiça para corrigir irregularidades no procedimento, porém a justiça indeferiu a ação.

Os bois Caprichoso e Garantido salientaram que a comercialização de ingressos é de responsabilidade das agremiações, respaldada no direito de arena e na propriedade intelectual sobre suas apresentações. Eles também ressaltaram que são os donos dos direitos autorais do festival e que o governo é apenas um patrocinador, junto com outras empresas privadas.

Caso o estado mude a empresa responsável pelos ingressos, os bois afirmam que isso impactaria o repasse dos valores para a realização do festival, podendo afetar as apresentações. Os bumbás notificaram a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa para cessar a licitação de qualquer serviço de gestão de venda de ingressos para o 58º Festival Folclórico de Parintins. A medida busca garantir a continuidade e o sucesso do evento.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp