David Almeida toma posse para o segundo mandato em Manaus, relembra desafios e propõe diálogo com vereadores; “não esperem menos”
Solenidade, realizada nesta quarta-feira (1º) no Teatro Amazonas, também empossou os 41 vereadores que irão compor o legislativo municipal pelos próximos quatro anos.
O prefeito David Almeida (Avante) e o vice Renato Junior (Avante) tomaram posse para o novo mandato à frente da Prefeitura de Manaus. A cerimônia ocorreu no fim da tarde desta quarta-feira (1º), no Teatro Amazonas, Centro da capital.
Almeida foi reeleito pelos manauaras com cerca de 54% dos votos válidos no 2º turno das eleições de outubro do ano passado. Ele derrotou o candidato do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), capitão Alberto Neto (PL), que conquistou 45,41% dos votos válidos.
Durante a cerimônia também foram empossados os 41 vereadores eleitos em 2024. Eles integram a 19ª Legislatura da Câmara Municipal de Manaus (CMM), que vai decorrer de 2025 a 31 de dezembro de 2028. Ainda nesta quarta-feira os vereadores devem decidir o novo presidente e a Mesa Diretora da CMM.
David Almeida chegou ao Teatro Amazonas por volta das 17h. Antes de entrar ele conversou com a imprensa e não escondeu a felicidade em assumir o executivo municipal pela segunda vez.
> “Meu coração transborda de alegria que pela segunda vez um menino vindo da periferia foi eleito prefeito de Manaus.”
A posse do prefeito teve início por volta das 18h, com a cerimônia sendo presidida pelo ex-presidente da CMM e candidato ao cargo na eleição desta quarta, vereador David Reis (Avante).
Em seu primeiro discurso, David Almeida relembrou os desafios encarados na gestão pública durante a pandemia da Covid-19, seguida de uma série de catástrofes climáticas que impactaram a economia da capital amazonense.
> “Nenhuma cidade no mundo sofreu o que Manaus sofreu e foi exatamente quando eu assumi. Atravessamos a pandemia da Covid-19, e depois veio a grande enchente, duas secas, queda nas atividades econômicas em 2023, em virtude da seca. Os navios não chegavam, as mercadorias não circulavam, o distrito não produzia, foram desafios diversos no primeiro mandato”, pontuou.
Almeida aproveitou para exaltar os feitos dos primeiros quatro anos de gestão. Destacou o avanço na educação com Manaus ocupando a quinta posição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e o aumento no número de vagas em creches. Também destacou feitos na área da cultura.
> “Se tem algo que a prefeitura fez, foi promover a cultura. Nós fizemos os maiores eventos que essa cidade teve.”
Ao longo dos últimos quatro anos, David Almeida viu seu apoio na CMM ‘derreter’. Diante de um cenário mais favorável neste início de segundo mandato, com o Avante tendo a maior bancada na Câmara, o prefeito propôs, em discurso, uma gestão pautada na união entre o executivo municipal e os vereadores.
> “Quero falar para os vereadores, temos que propor o diálogo para a melhoria da cidade de Manaus.”
Após 27 minutos, o prefeito reeleito de Manaus finalizou o discurso demonstrando otimismo com que chamou de ‘cenário favorável’ motivado pela nova reforma da previdência.
> “Tudo o que nós planejamos, nós vamos executar”, disse David, que concluiu: “Não esperem no segundo mandato menos do que fizemos no primeiro.”
Para o próximo ano, a cidade vai contar com um orçamento de R$ 10,5 bilhões, cerca de R$ 1,5 bilhão a mais que em 2024. Entre as prioridades destacadas pelo prefeito reeleito para o próximo mandato estão a mobilidade urbana e a construção do primeiro hospital municipal da capital.
Nascido em Manaus, David Almeida é bacharel em Direito, formado pela Universidade Luterana de Manaus (Ulbra). Foi deputado estadual no Amazonas por três mandatos seguidos: 2006, 2010 e 2014. Em 2017, David Almeida ocupou interinamente a cadeira de governador do estado. Em 2020 foi eleito prefeito de Manaus. Em junho de 2024 lançou oficialmente a candidatura à reeleição.
A nova legislatura será a com o menor número de mudanças nos últimos 12 anos. Das 41 vagas na Câmara Municipal, 28 foram reeleitos, enquanto apenas 13 ocuparão uma vaga pela primeira vez, resultando em uma renovação de quase 32%.
O Avante, partido do prefeito reeleito David Almeida terá a maior bancada. Serão sete vereadores ao todo. Já o União Brasil garantiu seis cadeiras, e o PL quatro; o MDB ficará com três, além de outros partidos. Os candidatos mais votados foram: Sargento Salazar (PL), com 22.594 votos; Zé Ricardo (PT), com 17.395 votos; Thaysa Lippy (PRD), que obteve pouco mais de 16 mil votos.
Vereadores empossados: diversos nomes dos partidos União Brasil, PL, MDB, Avante, PP, Republicanos, Podemos, Agir, DC, PMB, PV, PSD e PRD foram empossados nesta quarta-feira para a 19ª Legislatura da Câmara Municipal de Manaus.
Posse de prefeito, vice-prefeito e vereadores de Manaus será no Teatro Amazonas.