David Reis é eleito o novo presidente da Câmara Municipal de Manaus, garantindo sua posição até o final de 2026. Com 35 votos a seu favor dos 41 vereadores empossados nesta quarta-feira, Reis conquistou a vitória e se estabeleceu no cargo com uma margem significativa.
Nascido em Manaus e com 46 anos de idade, David Reis foi eleito vereador pela primeira vez em 2012. No entanto, em novembro de 2013, ele assumiu o cargo de Secretário Municipal Extraordinário do Fundo Municipal de Fomento a Micro e Pequena Empresa – FUMIPEQ, por convite do prefeito Artur Neto. Em seguida, em 2014, foi nomeado titular da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Desenvolvimento – SEMTRAD, e em anos posteriores, assumiu a Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo, Abastecimento, Feiras e Mercados – SEMTEF.
Após um período longe da Câmara Municipal, David Reis reassumiu seu posto no início de abril de 2016. Com uma trajetória consolidada, foi reeleito por mais um mandato em 2020, e em 2021 foi eleito presidente da CMM de forma unânime para o biênio 2021/2022, culminando agora com sua reeleição ao cargo para seguir até 2026.
A composição da Câmara conta com representantes de diversos partidos, sendo Sargento Salazar (PL) o vereador com mais votos nas últimas eleições. Zé Ricardo (PT), Thaysa Lippy (PRD), Marco Castilhos (União) e Kennedy Marques Protetor (MDB) foram outros nomes expressivos na votação, evidenciando a diversidade política presente na Casa.
A nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Manaus, para o biênio 2025-2026, foi definida com a vitória de David Reis como presidente, acompanhado por membros representativos, como Jander Lobato (PSD) e Raulzinho (MDB) como vice-presidentes, além de outros secretários e ocupantes de cargos importantes na administração da casa legislativa.
Após a eleição, David Reis recebeu uma placa simbolizando a Câmara Municipal de Manaus das mãos de Gilmar Nascimento, evidenciando o início de um novo ciclo de gestão. O cenário político local se movimenta com a chegada de novos líderes e a continuidade de figuras já conhecidas, apontando para um período de trabalho e diálogo entre os vereadores da cidade.