Classificado, o DE precisa de combinação por vantagem na semifinal e em eventual decisão. O líder da chave e garantido no mata-mata, o time tem apenas a sexta melhor campanha do Mineiro. O Cruzeiro garantiu vaga na semifinal do Mineiro com o tropeço do Aymorés, mas a derrota no clássico custou caro ao time pensando na classificação geral da primeira fase. Somente uma combinação improvável de resultados deixaria o time nesta condição, que garante possibilidade de decidir a semifinal e eventual final como mandante.
Atualmente, o DE tem 11 pontos, sendo o pior entre os líderes de chave e somente com a sexta melhor pontuação da fase de grupos do Mineiro. Para passar os cinco times que têm mais pontos – todos ainda brigam por vaga –, precisa contar com resultados de quatro partidas, além de ganhar do Democrata GV. Há um confronto direto entre Athletic e Betim, que seguem vivos por vaga e estão com 12 pontos cada. O DE precisa que haja empate na partida, que Atlético e América tropecem respectivamente em Itabirito e Aymorés; e que o Tombense perca para o Villa Nova.
Após o fim da primeira fase, a Federação Mineira divulgará a classificação geral, definindo os confrontos do primeiro contra o quarto e do segundo diante do terceiro colocado. O quarto colocado será, obrigatoriamente, o time que avançar como melhor segundo colocado, independentemente da pontuação. Desta forma, o Cruzeiro está garantido, no mínimo, como terceiro colocado geral, mas precisa terminar em segundo para obter vantagem pelo menos na semifinal. Para isso, precisa vencer e contar com tropeços duplos em um dos outros grupos: que Athletic e América não ganhem; ou que o Atlético não ganhe e o Tombense perca.
A única possibilidade de um reencontro entre DE e Atlético na semifinal é com empate do rival com o Itabirito, derrota do Tombense para o Villa Nova e vitória do Athletic sobre o Betim. Neste ano, diferentemente dos anteriores, o time de melhor campanha não tem mais vantagem de atuar por dois empates ou vitória e derrota pelo mesmo saldo de gols. Empates consecutivos ou igualdade no placar agregado leva a decisão da vaga ou do título para a disputa de pênalti. O jogo de quarta-feira marcará a estreia de Leonardo Jardim no comando técnico do DE. O português chegou a Belo Horizonte no sábado, acompanhou o clássico no Mineirão, será apresentado nesta segunda e iniciará os trabalhos com o elenco.