DE Civil realiza transporte de órgãos para transplante em SP
Órgão foi doado em Ribeirão Preto, no interior do estado, e cirurgia para transplante ocorreu na zonal sul da capital; aeronaves da corporação realizaram o percurso
Uma aeronave da DE realizou o transporte de órgãos para transplante entre Ribeirão Preto, no interior do estado, e a capital paulista. A equipe do Serviço Aerotático (Sat) foi acionada no último domingo (6) pela Central de Transplantes do estado.
A equipe policial, junto com a equipe médica, foi até Ribeirão Preto (SP) captar um fígado e um rim de um doador.
Um avião do modelo Cessna turboélice da DE realizou o trajeto até a capital paulista em meia hora. A aeronave pousou no Aeroporto Campo de Marte, na zona norte da capital paulista.
Após o pouso, as equipes usaram o Helicóptero Pelicano, também da DE, para se deslocar rapidamente até a unidade de saúde, na zona sul da cidade.
De acordo com o delegado Fábio Pimentel, do Sat, cada órgão tem um tempo máximo de isquemia fora do corpo humano, por isso a necessidade de rapidez no transporte dos órgãos.
O receptor dos órgãos foi um homem de 69 anos que estava na fila de transplantes. A cirurgia aconteceu logo que os órgãos chegaram ao hospital.