Press "Enter" to skip to content

De como tomar ao que fazer quando vence; tire dúvidas sobre remédios

Última atualização 12/05/2022 | 16:08

Nesta quinta-feira (5), é celebrado o Dia do Uso Racional de Medicamentos. Aproveitando a data, o Conselho Regional de Farmácia de Goiás (CRF-GO) alerta, mais uma vez, para os riscos de se tomar remédios da forma errada.

A presidente do CRF-GO, Lorena Baía, lembra que dúvidas sobre medicamentos podem e devem ser solucionadas com a ajuda de um farmacêutico. “É o profissional da saúde pública que está mais próximo da sociedade. Toda farmácia tem um farmacêutico e não precisa agendar horário”, comenta.

Apesar de a prescrição médica e a orientação do profissional da Farmácia serem essenciais, algumas dicas gerais podem ajudar em grande parte dos casos.

Posso partir um comprimido ou abrir a cápsula de remédio?

Não. Isto porque nada garante que, depois de partido, o comprimido vai manter o princípio ativo – a parte que ajuda na cura ou alívio de sintomas.

“Também não tem estudo que garante que a metade do comprimido vai ser exatamente a metade da concentração. Se precisar de uma medida que não tem no mercado, o ideal é que se peça um medicamento manipulado”, explica Baía.

Também não é recomendado abrir a cápsula de remédio porque é ela que garante que o princípio ativo seja absorvido. Além disso, o “pó” do medicamento pode causar ulceração no organismo, se for ingerido sem a proteção da cápsula.

Posso misturar bebida alcoólica e medicamento?

Nem sempre o álcool interfere na função do remédio, segundo a presidente do CRF-GO. Por outro lado, quase 100% dos medicamentos são metabolizados pelo fígado. “Quando a pessoa faz uso de bebida alcoólica, sobrecarrega o fígado. Então, [misturar os dois] tem o risco de desenvolver quadro de intoxicação”, comenta.

É melhor tomar remédios em jejum ou depois de refeição?

Depende. Cada tipo de medicamento tem orientação diferente, neste caso. Por isso, o ideal é ter orientação de um farmacêutico. O profissional vai analisar, por exemplo, se o paciente faz uso de outro medicamento. Alguns remédios precisam ser tomados em jejum porque o alimento atrapalha a absorção e diminui a eficiência.

Segundo Baía, 95% dos medicamentos devem ser ingeridos com água, já que ela não interfere nesta absorção. Por outro lado, alguns são melhores absorvidos quando tomados com um suco de laranja ou limão, por exemplo, porque melhora a absorção do Ferro. “Via de regra, é melhor tomar com água. Mas o melhor é ter orientação de um farmacêutico”, explica.

Posso jogar remédios vencidos no lixo?

Não. “O certo é entregar o medicamento em alguma unidade de saúde. Cais, Ciams e UPAs fazem coleta. Também existem farmácias que coletam sem custo. A partir daí, ele passa pelo tratamento certo para ser devolvido ao solo”, conclui a presidente do CRF-GO.