De cotado para sair ao melhor momento: Serna vive protagonismo no Fluminense
Um ano após chegada, atacante vem de sequência decisiva
De nome especulado para sair na janela de transferências ao protagonismo. Pouco mais de um ano após ser contratado pelo Fluminense [https://ge.globo.com/futebol/times/fluminense/], Serna superou a desconfiança por parte da torcida e chamou a atenção pelas boas atuações seguidas.
Pouco utilizado na Copa do Mundo de Clubes e com propostas para retornar à Colômbia, o atacante deu a volta por cima nas últimas três semanas e se consolidou como peça importante do time após a saída de Arias.
Serna comemora em Fluminense x América de Cali — Foto: André Durão
Depois que o time voltou dos Estados Unidos, Serna começou a ser cogitado em times da Colômbia. O atacante chegou a receber proposta do Alianza Lima e também foi pedido como moeda de troca na negociação por Hinestroza, que não avançou – o Flu se recusou a negociar o atacante. Renato Gaúcho chegou a dar uma entrevista mandando “um recado” para representantes do jogador, afirmando que o “Fluminense tem comando”.
Com a permanência decretada, a boa fase do time passou a estar diretamente ligada aos bons desempenhos de Serna. O colombiano foi destaque nos dois jogos de mata-mata contra o Internacional, pela Copa do Brasil, e contra o América de Cali, pela Sul-Americana. Brilhou também na atuação contra o Fortaleza, pelo Brasileirão.
Serna comemora o gol do Fluminense sobre o Internacional — Foto: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.
Ele tem um arranque parecido comigo. Mas para por aí” — Renato Gaúcho brinca com semelhanças com Serna
Com as duas assistências contra o Fortaleza e com o gol marcado contra o América de Cali, Serna neste momento é o segundo jogador do atual elenco com mais participações em gols na temporada. Com 13, somando oito gols e cinco assistências, ele está atrás somente de Cano, que 19 gols e uma assistência em 2025. Arias, que deixou o clube para jogar no Wolverhampton, tinha 17, com quatro gols e 13 assistências. Os números são do Gato Mestre do ge.
Serna foi contratado pelo Fluminense em julho de 2024. Ele precisou de pouco tempo para se adaptar ao futebol brasileiro e se tornar decisivo. Ele estreou contra o Palmeiras, em 24 de julho, quando deu assistência para o gol de Arias no Maracanã. A rápida adaptação do colombiano lhe rendeu a titularidade com Mano, mas uma lesão no início de outubro gerou riscos de que Serna sequer retornasse aos gramados em 2024. Mas ele conseguiu voltar para ser determinante.
Serna tem contrato com o Fluminense até o fim de 2027. Ele soma 64 jogos pelo time, com 11 gols e sete assistências. Contando com a boa fase do colombiano, o Flu volta a entrar em campo no próximo sábado, quando enfrenta o Bragantino, às 16h, no estádio estádio Cícero de Souza Marques, em partida válida pela 21ª do Brasileirão.