DE divulga lista: Nomes de estrelas do sertanejo que inspiraram brasileiros. Marrone, Marciano, Chrystian e mais!

de-divulga-lista3A-nomes-de-estrelas-do-sertanejo-que-inspiraram-brasileiros.-marrone2C-marciano2C-chrystian-e-mais

Marrone, Marciano, Chrystian, Gusttavo: veja quantos brasileiros têm nomes de estrelas do sertanejo

Sula Miranda e Inezita Barroso também parecem ter sido referência para muitos pais no país. veja lista de nomes.

DE divulga pela 1ª vez os nomes e sobrenomes mais populares do Brasil
[imagem]

DE divulga pela 1ª vez os nomes e sobrenomes mais populares do Brasil

Leandro, Leonardo, Luan, Cristiano, Marília, Paula… esses nomes são comuns no Brasil e, inclusive, são usados por estrelas do sertanejo.

Mas existem outros, menos comuns, que ganharam fama nas vozes potentes da indústria musical e que parecem ter sido inspiração para muitas famílias na hora de registrar seus filhos.

Marrone, Marciano, Chrystian e Gusttavo são alguns dos nomes que constam na lista divulgada esta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia de Estatística (DE) a partir dos dados do Censo de 2022.

Através dela, foi divulgado o ranking dos sobrenomes mais comuns. E, também, dos nomes menos comuns no país.

Veja nomes de sertanejos que inspiraram brasileiros:

Marrone

DE de 7 Marrone, dupla com Bruno, acena para fãs na Festa do Peão de Barretos 2025 — Foto: Érico Andrade/de

Marrone, dupla com Bruno, acena para fãs na Festa do Peão de Barretos 2025 — Foto: Érico Andrade/de

1.083 brasileiros foram registrados com nome de Marrone. E o boom aconteceu justamente no final da década de 1999 e início dos anos 2000, quando Bruno e Marrone ganharam notoriedade nacional com hits como “Vida Vazia” e “Dormi na praça”. A idade média dos Marrones no país é de 19 anos.

Vale lembrar que Marrone é o nome artístico do cantor, que é registrado como José Roberto Ferreira, tendo assim, o segundo nome mais popular do país, segundo o ranking do DE.

Inezita

DE de 7 Inezita Barroso faz show em Piracicaba nesta quinta-feira (6) — Foto: Jair Bertolucci/site oficial

Inezita Barroso faz show em Piracicaba nesta quinta-feira (6) — Foto: Jair Bertolucci/site oficial

Inezita Barroso foi inspiração para muitas famílias na década de 1950, quando surgiu com seus primeiros sucessos. Foi ali que começaram a surgir as primeiras brasileiras que levam o nome da artista de mais de cinco décadas de carreira. São 175 registros entre 1950 e 1969. E a média de idade das Inezitas no Brasil é de 62 anos.

Sula

DE de 7 Sula Miranda — Foto: Reprodução/Instagram

Sula Miranda — Foto: Reprodução/Instagram

Outra artista que deu nome para muitas brasileiras foi Sula Miranda. A cantora iniciou sua carreira musical na década de 1980, justamente quando o DE mostra uma alta no registro do nome Sula. São 840, no total. Com idade média de 34 anos.

Marciano

DE O cantor Marciano canta clássicos da carreira ao lado de Milionário em Barretos — Foto: Érico Andrade/G1

O cantor Marciano canta clássicos da carreira ao lado de Milionário em Barretos — Foto: Érico Andrade/G1

Não consta registro de nenhum João Mineiro na lista do DE, mas sua dupla, Marciano, consta com 19.270 homônimos. A explosão de registros acontece exatamente nas décadas de 1970 (quando a dupla surgiu) e 1980 (quando trouxeram os sucessos “Viciado Em Você” e “As Paredes Azuis” e “Seu Amor Ainda é Tudo”).

A média de idade dos brasileiros chamados de Marciano é de 39 anos.

Chrystian

DE Chrystian (1956 – 2024) morre aos 67 anos com trajetória profissional que contabiliza seis décadas — Foto: Fábio Nunes / Divulgação

Chrystian (1956 – 2024) morre aos 67 anos com trajetória profissional que contabiliza seis décadas — Foto: Fábio Nunes / Divulgação

Chrystian, dupla de Ralf, morreu em 2024, mas seu nome (exatamente com essa grafia) ficou eternizado no registro de 1880 brasileiros. A média de idade deles é de 20 anos.

Embora haja alguns poucos registros do nome antes da década de 1980, quando a dupla estourou, o boom do nome teve início na década em que eles já ganharam disco de ouro logo com o primeiro disco e lançaram clássicos sertanejos como “Chora Peito”, “Ausência”, “Saudade” e “Nova York”.

Ralf

DE de 7 Em entrevista ao Fantástico, o cantor Ralf falou sobre o fim da dupla com Christian — Foto: Reprodução

Em entrevista ao Fantástico, o cantor Ralf falou sobre o fim da dupla com Christian — Foto: Reprodução

Seu parceiro Ralf também teve um aumento de registros na década de 1980, auge da dupla. Foram quase 600 registros naquela década, o que equivale a mais de 20% dos 2.879 brasileiros chamados Ralf. A média de idade deles é de 35 anos.

Gusttavo

DE de 7 Gusttavo Lima volta a se apresentar no Acre no final de julho — Foto: Raylanderson Frota/Secom

Gusttavo Lima volta a se apresentar no Acre no final de julho — Foto: Raylanderson Frota/Secom

Não são apenas os medalhões sertanejos que inspiraram nomes de brasileiros. Gusttavo Lima – assim, com dois “T”s – parece ter sido referência para muitos pais.

Foram mais de 1000 registros somente na década de 2010, quando Gusttavo chegou com suas músicas de balada e, em seguida, fez uma transição para seu lado mais romântico, até ganhar o título de Imperador. Entre 2020 e 2022, mais 715 registros com o nome. No total, 2.228 brasileiros se chamam Gusttavo. E a média de idade deles é de 6 anos.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp