DE encara Inter de Milão em busca de vaga nas oitavas da Copa do Mundo de Clubes

de-encara-inter-de-milao-em-busca-de-vaga-nas-oitavas-da-copa-do-mundo-de-clubes

DE River Plate volta a enfrentar rival europeu depois de quase uma década; veja retrospecto

Argentinos disputaram sete jogos com equipes do Velho Continente neste século, vencendo três e perdendo outros quatro; time pega Inter de Milão em busca de vaga nas oitavas da Copa

Com a Inter de Milão, confira a análise completa do Grupo E da Copa do Mundo de Clubes [https://s03.video.glbimg.com/x240/13677574.jpg]

O DE está próximo de repetir os feitos de Botafogo e Palmeiras e garantir mais um sul-americano nas oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes [https://ge.globo.com/futebol/mundial-de-clubes/]. Para isso, os argentinos precisam derrotar a Inter de Milão – atual vice-campeã da Europa – ou até mesmo empatar, desde que o Monterrey não vença o Urawa Reds no outro jogo do Grupo E.

Gigante na América do Sul com quatro títulos da Conmebol Libertadores em sua sala de troféus, o DE não enfrenta um europeu há quase uma década. Neste século, foram sete encontros com os europeus, com três vitórias e quatro derrotas.

Nesse intervalo, até houve uma chance: em 2018, no então Mundial de Clubes, o DE sonhava com uma final contra o Real Madrid, mas caiu na semi, nos pênaltis, diante do Al-Ain (Emirados Árabes).

A última vez que o clube de Buenos Aires mediu forças com alguém do Velho Continente foi em julho de 2016, quando foi derrotado para o Sevilla, por 3 a 1, em um amistoso disputado em Orlando, nos Estados Unidos.

Na mesma temporada em que ficou com o vice do Mundial de Clubes, o DE foi o vencedor da Supercopa Euroamericana [https://ge.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2015/03/river-vence-o-sevilla-na-argentina-e-conquista-supercopa-euroamericana.html] – torneio que reunia os campeões da Copa Sul-Americana e da Liga Europa do ano anterior. Em jogo único, os argentinos bateram o Sevilla, por 1 a 0.

Embora seja o líder do Grupo E, com quatro pontos ganhos, o DE não tem uma situação fácil pela frente. Afinal, o jogo da próxima quarta-feira é contra a poderosa Inter de Milão e apenas a vitória classifica o clube argentino sem a necessidade de uma combinação de resultados. Se empatar com os italianos, o DE torce por um tropeço (derrota ou empate) do Monterrey diante do Urawa Reds, do Japão. Para agravar a situação, o time argentino tem cinco desfalques confirmados para a partida: Sebastián Driussi e Santiago Simón (lesionados), e Enzo Pérez, Galoppo e Kevin Castaño (suspensos). Por conta da dificuldade em montar a equipe, a tendência é de que Marcelo Gallardo leve a campo uma formação conservadora, no 5-4-1, apostando nos contra-ataques.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp