Press "Enter" to skip to content

De forma inédita, Nasa envia nave para colidir contra asteroide

Última atualização 24/09/2022 | 16:04

Pela primeira vez na história, a Nasa enviará uma nave para colidir com um asteroide. A Missão Dart acontecerá na próxima segunda-feira, 26, às 20h14. A intenção da operação é realizar um teste para checar a eficácia do método, caso algum objeto astronômico entre em rota de colisão com a Terra no futuro. O alvo é o asteroide Dimorfo, de 163 metros, que orbita um outro asteroide, Dídimo, de 780 metros.

A missão contra um asteroide

A Missão Dart custou 324 milhões de dólares (R$ 1,6 bilhão) e conta com a espaçonave Dart, que possui cerca de 570 kg. O objetivo é entrar em impacto com o Dimorfo, para testar o quanto isso afetaria a rotação do asteroide. Os cientistas calculam que a variação de velocidade seria inferior a 1%, mas seria o suficiente para alterar a rotação.

O asteroide Dimorfo está a 11 milhões de km de distância da Terra. Apesar de estar próximo à rota em direção ao nosso planeta, o objeto astronômico não oferece qualquer tipo de perigo imediato. Portanto, é a oportunidade perfeita para os cientistas testarem um recurso caso precisem dele, eventualmente.

O Dimorfo transmitirá ao vivo a colisão, com aproximadamente uma imagem por segundo. Devido à distância em relação à Terra, o vídeo só chegará até aqui com um atraso de 50 segundos. Além disso, o nanossatélite italiano LICIACube está viajando junto à Dart e também gravará o momento do impacto, mas com menos imagens.

A Dart estará a uma velocidade de 6 km/s (21.600 km/h) no momento do impacto contra o asteroide. A NASA realizará a transmissão ao vivo em suas redes oficiais.