De freira a empreendedora: Alessandra Bugno lança marca de óculos no litoral de SP

de-freira-a-empreendedora3A-alessandra-bugno-lanca-marca-de-oculos-no-litoral-de-sp

De freira a empresária: ex-noviça vira empreendedora e lança marca de óculos no litoral de SP

Alessandra Peixoto Pirez Bugno, de 44 anos, viveu em um convento para se tornar freira, mas desistiu quando teve contato com os votos que antecedem os vínculos perpétuos.

Alessandra Peixoto Pirez Bugno, de 44 anos, lançou marca de óculos em Santos (SP) — Foto: Arquivo pessoal

Do convento ao empreendedorismo. Aos 44 anos, Alessandra Peixoto Pirez Bugno viu em Santos na região do litoral de São Paulo, a chance de se reinventar lançando a própria marca de óculos. Ao DE, ela disse que encontrou no ramo a liberdade que buscava após passar anos no processo para se tornar freira.

“Tenho um instinto de liberdade muito grande. Então, para mim já não dava mais [formação para ser freira] e eu pedi para sair do convento”, explicou Alessandra.

Nascida em São Paulo, a mulher passou três anos no noviciado, que é a preparação e formação religiosa para ser freira, também na cidade natal. No entanto, ela viu o objetivo religioso ficar distante quando teve contato com os votos que antecedem os vínculos perpétuos.

“São três votos: pobreza, castidade e obediência. Ser pobre é fácil. Castidade também, mas obediência é um momento em que você entrega a sua vida nas mãos de DE para que Ele tome posse e use para o que Ele achar necessário para o serviço de Deus. Isso foi muito forte para mim”, afirmou.

Alessandra disse que deixou o convento aos 21 anos, mas levou os aprendizados para a vida. “A gente tinha terapia em grupo, individual, para conseguir lidar com as situações do nosso dia a dia […]. Logo que eu saí, meu pai estava adoentado. Se eu não tivesse a formação, talvez eu não estivesse estruturada para ajudar a minha família. Não foi um tempo perdido”, pontuou ela.

MERCADO DE TRABALHO

Alessandra vendeu um produto pela primeira vez quando ainda era adolescente, comercializando tênis em uma barraca do pai na feira. No entanto, o primeiro contato formal dela com o mercado de trabalho aconteceu após os 21 anos, atuando na transportadora rodoviária de carga do familiar.

Já fora do convento e sofrendo com o machismo no setor, ela mudou novamente de carreira, tornando-se corretora de imóveis. “Fiz corretagem na rua, dentro de imobiliária, online, offline, tudo. Passei por todas as fases”, relembrou.

Segundo a mulher, foi por meio de uma venda de imóvel que conheceu o mundo do certificado digital, sendo uma etapa profissional anterior ao empreendedorismo.

“E aí começou a minha história com certificação digital que vem até hoje. Uma coisa foi encontrando a outra”, explicou ela, acrescentando que no setor conheceu a sogra antes do próprio marido. “Ela foi inspiração para mim porque eu era muito tímida, fechada, e quando você se fecha por uns anos, é difícil vir para vida de novo e ela foi esse meu ponto de partida”, complementou.

Alessandra teve contato com a Baixada Santista por meio do marido, que tinha o sonho de viver em Santos. Ela aceitou se mudar para a cidade há seis anos e, no município, abriu um escritório para atuar com certificação digital.

Apesar disso, Alessandra viu no ambiente a oportunidade de criar um espaço de coworking criativo, onde conheceu pessoas e chegou até a lançar um podcast.

“Foi nesse redemoinho criativo que nasceu minha marca de óculos. Eu sempre tive necessidade de usar óculos, mas decidi fazer isso com estilo. Não queria só enxergar melhor, queria me ver com mais verdade, mais coragem e mais identidade”, afirmou Alessandra.

Designada de “Alê Bugno – Óculos”, a marca tem o símbolo de uma concha por conta do significado. “Representa o que Santos é pra mim: abrigo, força e recomeço. Meus óculos não são só acessórios, são convites pra quem também quer se ver de um jeito novo”, comentou ela.

Atualmente, a marca conta com aproximadamente 15 óculos femininos divididos em duas coleções que serão lançadas na sexta-feira (6), também em Santos. Uma delas é em parceria com um influenciador mais novo. “Nosso intuito é abraçar todas as mulheres porque ele tem um espírito jovem, tem 25 anos e eu tenho 40, então por isso a nossa collab”, finalizou.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp