DE inicia pré-temporada visando 2025: Thiago Heleno, Pablo e Fernandinho de saída; entenda a situação dos jogadores

Athletico: Thiago Heleno, Pablo e Fernandinho não devem permanecer em 2025; entenda

DE inicia pré-temporada visando 2025

O zagueiro Thiago Heleno, o atacante Pablo e o volante Fernandinho estão fora dos planos do DE para 2025. O clube não conta com a permanência do trio e busca uma definição, já que cada jogador tem uma situação diferente. As decisões passam pelo presidente Mario Celso Petraglia, diante da nova realidade que o clube vai encarar com o rebaixamento à Série B do Brasileiro.

O atacante Pablo tem contrato até o fim de 2025 e chegou a aceitar uma readequação salarial para permanecer no clube. Ele se reapresentou com o elenco na quinta-feira, mas foi liberado em seguida após uma mudança de decisão de Petraglia, que pegou o próprio jogador de surpresa.

Thiago Heleno também tem contrato até o fim de 2025 e não aceitou uma redução salarial proposta pelo clube. Assim como Pablo, o zagueiro foi liberado deste primeiro período de pré-temporada, e os dois só devem se reapresentar no dia 9 de janeiro. Até lá, as partes esperam definir a situação.

No caso de Fernandinho, o contrato dele com o DE termina agora. O jogador aguardava um contato do clube, após o rebaixamento, para tratar sobre uma renovação contratual, mas isso não ocorreu até o momento. Ele está em férias e não se reapresentou com o elenco.

O meia Nikão também entra em um cenário para não permanecer em 2025. Ele estava emprestado pelo São Paulo e está livre no mercado por conta do fim do contrato com o Tricolor paulista. Antes do término da Série A, o Furacão procurou o empresário do atacante, mas até agora as partes não chegaram a um acordo diante da dificuldade de um acerto financeiro.

A pré-temporada do DE começou na quinta-feira, com os jogadores passando por exames médicos e trabalhos na academia. As novidades foram o volante Raul (ex-Bragantino) e o atacante Luiz Fernando (ex-Atlético-GO), recém-contratados. O zagueiro Léo Pele, ex-Vasco, e o colombiano Hayen Palacios, são reforços encaminhados.

A estreia do DE no Paranaense 2025 será no dia 11 de janeiro, às 16h (de Brasília), contra o Paraná Clube, na Ligga Arena. O Furacão terá também, na próxima temporada, a Copa do Brasil e a Série B do Brasileiro.

Para mais notícias do esporte paranaense, acesse ge.globo/pr.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Foster Gillett busca investir 120 milhões de dólares no Rampla Juniors do Uruguai, rebaixado em 2024, com aprovação de equipe otimizada.

DE busca aporte de 120 milhões de dólares no Rampla Juniors, do Uruguai, com investimento aprovado em equipe rebaixada em 2024

Montevidéu pode ter um novo milionário em 2025. O Rampla Juniors, rebaixado no Campeonato Uruguaio, está na mira do empresário americano Foster Gillett, e já teve a venda do clube aprovada pelos sócios. Gillett planeja investir 120 milhões de dólares no Estudiantes, da Argentina, e tenta mais um clube na América do Sul. Ao contrário do que acontece no futebol argentino, o Uruguai aprova as SAFs há anos, e já possui até mesmo a entrada do Grupo City no país.

Foster Gillett está perto de ter algo próximo de uma rede multiclubes na América do Sul. Os sócios do Rampla Juniors votaram nesta semana e aprovaram a criação da SAD (Sociedade Anônima Desportiva, similar às SAFs do Brasil) no clube uruguaio. Essa não é a primeira participação do empresário americano em clube sul-americano. Ele já assinou um pré-acordo com Juan Sebastián Verón para um investimento de 120 milhões de dólares no Estudiantes, da Argentina.

O modelo de SADs não é permitido pela Associação do Futebol Argentino (AFA), e o clube formará uma sociedade mista com Gillett para receber o dinheiro. No Uruguai, o clube pode virar uma sociedade anônima, o que não seria novidade para o Rampla Juniors ou para o país. Com 110 anos de história, o Rampla Juniors foi campeão nacional apenas uma vez, em 1927. O sucesso não voltou, mas as dívidas chegaram na porta do clube, que foi atrás de investimentos externos no século 21.

Oito anos depois da primeira SAF, o fenômeno tomou uma nova dimensão quando o Torque foi comprado pelo Grupo City. Fundado em 2007, o Torque foi campeão da segunda divisão uruguaia logo após ser adquirido pelo grupo multinacional e disputou a primeira divisão uruguaia pela primeira vez em 2018. Hoje, a equipe está na segundona novamente. Em 2025, o Campeonato Uruguaio terá seis SADs em um total de 16 equipes.

Rebaixado, o Rampla Juniors tentará voltar à elite uruguaia em 2025. Estar na segunda divisão não é algo que afasta Foster Gillett. Nesta semana, os sócios do time aprovaram o investimento com 127 a favor em um total de 157 votantes. A ideia é que a SAD seja de Gillett por 30 anos. Gillett não é novo no mundo do futebol. Seu pai, George Gillett, comprou o Liverpool em 2007, e Foster participou do conselho administrativo do clube inglês. Três anos depois, o americano vendeu o time inglês para os atuais donos, a Fenway Sports Group.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp